Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Como funciona o mercado de especulações...

A recessão nos EUA, iniciada há mais de um ano, na qual o país caiu devido aos efeitos da crise financeira global --que também já atingiu outros países--, já afetou o bolso de 63% dos americanos, segundo pesquisa Washington Post-ABC News, divulgada nesta quarta-feira pelo diário americano "The Washington Post".

Segundo a reportagem, a parcela dos americanos que já tiveram perdas financeiras causadas pela crise superou a dos que sentiram os efeitos da recessão de 1991, que chegou a 53%. Mais da metade dos entrevistados para a pesquisa disse que suas famílias já sofreram perdas ligadas ao declínio nas Bolsas de Valores, e quase metade disse estar insegura sobre a possibilidade de suas economias se manterem no nível necessário até que possam se aposentar.
Bebeto Matthews/AP

Mais de duas em cada dez pessoas ouvidas pela pesquisa disseram que temem perder o emprego no próximo ano --a maior proporção já registradas em pesquisas similares realizadas desde 1975.
Isso faz reviver uma célebre fábula que mostra, com simplicidade, como são os desdobramentos de crises e suas especulações.
Era Outono e os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo chefe se o inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, poderia ser mais suave. O Inverno, naquele caso, assemelha-se, com as devidas proporções, à "crise econômica global" atualmente enfrentada. Ele não conseguia interpretar os sinais que lhe permitissem prever o tempo, no entanto, para não correr muitos riscos, foi dizendo que sim, deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para agüentar um inverno frio.
Mas como também era um líder prático e preocupado, alguns dias depois teve uma idéia. Dirigiu-se à cabine telefônica pública, ligou para o Serviço Meteorológico Nacional e perguntou: - 'O próximo inverno vai ser frio?'- 'Parece que na realidade este inverno vai ser frio' respondeu o meteorologista de serviço. O chefe voltou para o seu povo e mandou que cortassem mais lenha. Uma semana mais tarde, voltou a falar para o Serviço Meteorológico: - 'Vai ser um inverno muito frio?'- 'Sim,' responderam novamente do outro lado.- 'O inverno vai ser mesmo muito frio'.
Mais uma vez o chefe voltou para o seu povo e mandou que apanhassem toda a lenha que pudessem sem desperdiçar sequer as pequenas cavacas.Duas semanas mais tarde voltou a falar para o Serviço Meteorológico Nacional:- 'Vocês têm a certeza que este inverno vai ser mesmo muito frio?'- Absolutamente' respondeu o homem. 'Vai ser um dos invernos mais frios de sempre; pode gerar uma crise braba . Comprem logo a alimentação que precisam porque tudo indica que as coisas vão subir de preço' -
' Como podem ter tanto a certeza?' perguntou o Chefe. O meteorologista respondeu:- 'É que os índios estão cortando lenha que nem uns doidos.' É ASSIM QUE FUNCIONA O MERCADO DE ESPECULAÇÕES.

Nenhum comentário: