Total de visualizações de página

domingo, 30 de novembro de 2008

Guerdjef e o bem viver

A vida não é feita de fórmulas mágicas. O segredo do bem viver não é uma receita de bolo mas não custa prestar atenção em alguasm boas dicas como essa tese de um pensador russo chamado Guerdjef, que no início do século passado já falava em autoconhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele:
"Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal".
Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Ei-las:
1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou.Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.
4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais,você se exaure.
5) Esqueça,de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual.Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário,tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você.Está junto de você.Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso,a trave do movimento e da busca.
13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros.Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena,de retirar-se do palco,de deixar a roda.Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental;escute o que falaram bem,com reserva analítica,sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ...para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!

Lições de Bill Gates

Bill Gates foi convidado por uma Universidade para uma palestra. Fez esta breve exposição de 5 minutos; foi aplaudido de pé. Vejam:

1 – A vida não é fácil, acostume-se com isso.

2 – O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa de útil por ele, antes de sentir-se bem com você mesmo.

3 – Você não ganhará 20.000 dólares por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar o seu próprio carro e telefone.

4 – Se você acha seu professor rude, saiba que o seu chefe poderá ser muito mais.

5 – Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo de sua posição social. Seus avós tem uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.

6 – Se você fracassa, não é culpa de seus pais. Então não lamente os seus erros e aprenda com eles.

7 – Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles ficaram assim por pagar as suas contas, lavar as suas roupas e ouvir você dizer que eles eram “antiquados”. Então, antes de salvar o planeta para a próxima geração, querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar o seu quarto.

8 – Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais um ano e tem quantas chances precisar até acertar.Isso não se parece em absolutamente nada na vida real. Se pisar na bola está despedido… Rua! Queira sempre fazer certo da primeira vez!

9 – A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.

10 – Televisão não é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.

11 – Seja legal com os colegas que são alunos aplicados , aqueles estudantes que os demais julgam que são seres babacas. Existe uma grande probabilidade de você ser empregado de um deles um dia, se não levar a sério o que faz.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Santa Catarina

As grandes tragédias coletivas abalam e causam comoção pelas consequências evidentes de destruição. Se há algo de positivo é a mobilização, o sentimento, mesmo que momentâneo, de fraternidade e generosidade com pessoas desconhecidas, que sofrem.

Em Santa catarina, até a noite de quinta-feira, 99 mortes foram confirmadas pela Defesa Civil do Estado, pelo menos 19 estão desaparecidos e mais de 51 mil pessoas estão desalojadas. A região mais afetada foi o Vale do Itajaí, norte do estado, e uma morte foi confirmada em Florianópolis.
O incrível é que um dos maiores problemas é com relação aos saques que vem acontecendo nas casas abandonadas, que ficam à mercê de bandidos e salteadores que se aproveitam da tragédia para agir.
Mas, em contrapartida, a solidariedade surge em todos os cantos do País, com doação de alimentos, roupas e medicamentos.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Poder da Vírgula

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).

1. Vírgula pode ser uma pausa... ou não.

Não, espere. Não espere.

2. Ela pode sumir com seu dinheiro.

23,4. 2,34.

3- Pode ser autoritária.

Aceito, obrigado. Aceito obrigado.

4. Pode criar heróis.

Isso só, ele resolve. Isso só ele resolve.

5. E vilões.

Esse, juiz, é corrupto. Esse juiz é corrupto.

6. Ela pode ser a solução.

Vamos perder, nada foi resolvido. Vamos perder nada, foi resolvido.

7. A vírgula muda uma opinião.

Não queremos saber. Não, queremos saber.


Uma vírgula muda tudo.


ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Essa é para os colegas advogados

" Depois do homem o golfinho é o animal mais inteligente, e como o homem, dirige sua inteligência para a vida social.

A comunicação entre a espécie é também necessária. Os golfinhos usam uma linguagem por assobios que é 10 vezes mais rápida que a nossa fala e 10 vezes mais alta em freqüência.. Essa comunicação tem regras e servem para organizá-los socialmente, como acontece com os homens.

Outra particularidade na comunicação da espécie é o sonar, que lhes permitem determinar as reações internas de outros golfinhos, humanos, peixes, etc. Através do sonar um golfinho consegue perceber se alguém está ferido ou não. Eles não dormem como nós, simplesmente "desligam" uma parte do cérebro ao longo do dia. São capazes de assobiar e ecoar ao mesmo tempo e podem ecoar diferentes objetos simultaneamente, fatores que fazem inveja a qualquer sonar humano.

O golfinho é o símbolo do advogado, muito embora pensem alguns, erroneamente, ser a balança ou Themis a deusa grega. Themis, até hoje adotada pela força da Mitologia da Grécia Antiga é sinal da justiça, que cega, não faz distinção de raça, credo ou posição social. A balança de duas hastes simboliza o direito que deve ser equânime, contrabalançando os fatores ao ponto de equilíbrio, sem pender para um dos lados.

Os golfinhos desde a antiguidade foram celebrados pelo homem em afrescos, esculturas e poesias, simbolizam graça, inteligência e humanidade. Para os cristãos o golfinho é o símbolo da rapidez, da diligência e do amor, por ser veloz de nado, atendimento pronto e interesse pelo próximo.

Vários são os autores e estudiosos que se dedicaram a ver, examinar e engrandecer o curioso delfinídeo, mas para os advogados o maior destes foi Henry Doupay, que deu expansão ao nosso símbolo com a seguinte frase, no original:
"Assim como o golfinho salva os náufragos no mar, o advogado salva os náufragos da vida. Há séculos e séculos que Clio, a Mestra da Vida, da História, relata salvamentos de pessoas no mar pelos golfinhos, constando como o primeiro salvamento uma descrição que faz parte do folclore grego, antes de Cristo.

O corporativismo, o sincronismo nos movimentos, a defesa dos descendentes, a colaboração com os pares, a proteção dos idosos e enfermos, são características intrínsecas no comportamento dos golfinhos. A sobrevivência em um habitat hostil, no meio de bestas feras, predadores sanguinários e implacáveis, os quais nas inúmeras investidas contra o delfinídeo acabam vendo frustrados seus ataques.
O tubarão teme o golfinho, e aqueles que tentam burlar a estratégia de sobrevivência do grupo, acabam nocauteados por um golpe certeiro no abdome. É que o golfinho, sendo fisicamente inferior e mais frágil, após desenvolver uma velocidade superior a 50km hora, ataca em bando utilizando a ponta do focinho e como um míssil abate o invasor.

Pelo seu modus vivendi, os golfinhos trazem marcas e cicatrizes na couraça, todavia no seu intelecto a virtude triunfa radiante, fica incólume, o golfinho não se deixa influenciar, será sempre golfinho. Jamais perderá a alegria, a magia que irradia do seu ser. Será sempre dócil, amigo e companheiro, sem se desviar do seu projeto de vida.

Assim acontece com o profissional advogado, não obstante os ataques subreptícios, as investidas de pessoas truculentas, somado ao convívio em ambiente deletério e insalubre, a lida diária com pessoas problemáticas, alguns com desvios repudiáveis de caráter e personalidade, ou em situação difícil por ter sido vítima de algum infortúnio __ pessoas sem problemas não precisam de advogado.

Não obstante os percalços da profissão devemos nos comportar como advogado 24 horas por dia, não importa onde estejamos até mesmo quando estivermos dormindo, se morrermos, irão sepultar um advogado.Essas características são direitos de nascença, estão impregnadas na alma do sujeito, não podem ser trocadas.

Agora se você não tem esse dom nato e ainda lhe falta a capacitação técnica, não tente perseguir ou imitar um advogado, pois, sinto muito, você estará fadado ao insucesso. "

Advogado Arilton J. Pires OAB-GO 13.355 – Vice-Presidente da Associação dos Advogados Catalanos. Artigo originariamente publicado no site da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas - ABRAC.

Estatuto do Homem

Thiago de Melo, um dos grandes poetas brasileiros vivos, escreveu o Estatuto do Homem, exilado em Santiago do Chile, ainda na época da ditadura militar:
Artigo 1- Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira;
Artigo 2- Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo;
Artigo 3 - Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;
Artigo 4 - Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu;
parágrafo único- o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino;
Artigo 5- Fica decretado que os homens estão livres do jugo da mentira; nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem armadura de palavras, o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;
Artigo 6- Fica estabelecida durante dez séculos a pratica sonhada por Isaías que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;
Artigo 7- Por decreto irrevogável, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo;
Artigo 8 - Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor;
Artigo 9- Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;
Artigo 10- Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida, o uso do traje branco;
Artigo 11- Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã;
Artigo 12- Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begonia na lapela;
parágrafo único - Só uma coisa fica proibida: amar sem amor;
Artigo 13- Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar o sol das manhãs vindouras; expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de cantar e a festa do dia que chegou;
Artigo Final - Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pantano enganoso das bocas; a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Poderia ser melhor...

Cristiano Ronaldo falou, falou, falou...

Disse que não é apenas o numero 1 e sim o 1, 2 e 3.

O Brasil deu uma sapatada de 6 x 2 em Portugal.

Pior para o Brasil que ficou com a obrigação de segurar Dunga no cargo por mais um tempo.

DESMATA...

O limite máximo de desmatamento que a Amazônia pode suportar antes de se transformar irreversivelmente numa savana é 50%, segundo um estudo divulgado ontem, 20 de novembro, em Manaus pelo pesquisador Gilvan Sampaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o chamado "ponto sem retorno", ou tipping point, em inglês, a partir do qual a floresta perde a capacidade de se regenerar. Hoje, cerca de 20% do bioma já foi desmatado em toda a América do Sul. Se os atuais 20% de área desmatada chegarem a 50%, a situação se tornará irreversível.


A região mais impactada pela transformação seria a Amazônia Oriental, formada principalmente pelo Pará. "Todo o leste da Amazônia viraria uma savana", disse Sampaio, que apresentou os resultados de sua tese de doutorado na conferência Amazônia em Perspectiva, que reúne os três maiores programas de pesquisa sobre a floresta (conhecidos pelas siglas LBA, Geoma e PPBio). "A floresta se auto-sustenta", explicou o cientista. "A vegetação depende do clima, mas o clima também depende da vegetação. Quando você remove a cobertura vegetal, você muda também o clima, até um ponto crítico em que a floresta não consegue mais voltar ao que era antes."

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PPS e PSDB estudam fusão


De olho na sucessão presidencial de 2010, PSDB e PPS começaram a discutir a possibilidade de fusão entre as duas siglas. O assunto foi tratado em jantar na semana passada na casa do presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), do qual participaram o governador e presidenciável tucano José Serra (SP) e o deputado federal Nelson Proença (RS), integrante da executiva nacional do PPS.Ponta-de-lança da articulação, Proença afirma que a possibilidade de criação de uma "janela" para a migração partidária pode enfraquecer o PPS.
O risco de proibição de coligações proporcionais em 2010 e o resultado das últimas eleições municipais são outros fatores que levam a bancada da legenda na Câmara dos Deputados, formada por 15 congressistas, a defender a fusão.Em 2008, o PPS elegeu 132 prefeitos – uma queda de 59% em relação às 320 prefeituras que conquistou em 2004."Há uma tendência de os partidos pequenos desaparecerem, e o quadro deverá se consolidar em três ou quatro grandes partidos nacionais.
O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, não defende nem rechaça a fusão com os tucanos. Autorizou Proença a dar andamento às conversas com o PSDB. "Não temos uma política de vetos", afirmou. Segundo Freire, o assunto ainda não está sendo discutido internamente, mas deverá entrar na ordem do dia em virtude da "inquietação" dos congressistas com a possível restrição às coligações e com a possível abertura de um período para o troca-troca partidário sem o risco de perda de mandato.
"Com a reforma política e com a abertura dessa 'janela' para migração, que é um salvo-conduto para a traição, partidos da oposição sofrem muita pressão e há intranquilidade entre os parlamentares."Freire, que se auto-declara "um velho comunista", disse que a união com o PSDB "não é estranha nem violenta a cultura do Partidão" porque há identidade entre as agremiações. ( Folha de São Paulo)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ipea, Brasil e mundo

O Ipea (Institudo de Pesquisas Econômicas Avançadas) comparou o desenvolvimento dos países do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China), África do Sul, Estados Unidos, Finlândia, Espanha, Alemanha, México e Argentina e constatou que destes, apenas Brasil, África do Sul, México e Alemanha reduziram desigualdades de renda entre os trabalhadores de 1990 a 2005.


O estudo "Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas" foi apresentado na manhã desta quarta-feira na sede do Ipea, em Brasília, e mostrou também que em dez dos 11 países, as doenças cardiovasculares e os diversos tipos de câncer são as principais causas de morte. Com exceção da África do Sul, onde dispara a Aids. Na Índia, destacam-se as doenças parasitárias e infecciosas. O Brasil é o primeiro em mortes violentas; a Alemanha, a última.


Nos dados brasileiros o que chama a atenção são os números referentes à educação. Por mais que tenha havido um avanço nessa área, o Brasil ainda está muito aquém do esperado, na avaliação de Milko Matijascic, diretor do Ipea no IPC (Centro Internacional de Pobreza) e coordenador da pesquisa. O índice de alfabetização brasileira foi de 78%, em 1985, para 89% em 2005. A China, porém, teve um avanço mais claro, indo de 69% para 91% no mesmo período.


Segundo dados do Pisa, que mede o desempenho de leitura nos países selecionados, mais de 80% dos brasileiros não tem capacidade de leitura de um nível adequado e quase 90% não tem em termos matemáticos. Na Coréia do Sul por exemplo, cerca de 20% não tem a capacidade adequada em matemática e em leitura."A Coréia tinha níveis de analfabetismo muito elevados nos anos 70, e hoje é um dos países mais exemplares do ponto de vista da educação. Ou seja, podemos promover um enorme aumento de competitividade da economia. Basta a sociedade brasileira se focar nessa direção" disse Matijascic.


Ele acredita, no entanto, que os dados brasileiros mostram que o país se encontra em uma posição de relativa estabilidade e que pode, inclusive, tirar proveito da crise financeira global. "Talvez seja um bom momento para o Brasil alcançar as nações mais desenvolvidas, porque se encontra numa posição de relativa estabilidade, não enfrenta grandes dificuldades, o seu crescimento é fundamentalmente baseado no mercado interno e isso pode significar um grande dinamismo para que o Brasil recupere em parte o atraso" disse ele. Piero Locatelli, do UOL Notícias, em Brasília

OS IDIOTAS DA ALDEIA

Eu li um artigo publicado pelo Arnaldo Jabor, onde ele relata a pequena história: “Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Respondeu o tolo assim: - Eu sei... Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda.

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa. A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos. O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente."


Essa historieta é realmente interessante porque a nossa sociedade está repleta daquelas pessoas que “se acham”, menosprezando ou mesmo ignorando o pensamento de outras sobre as quais se acham superiores. Isso é um vício espalhado por todo o mundo.

Todos nós vimos e o mundo se escandalizou com o tratamento que os espanhóis deram para os brasileiros que queriam entrar naquele País. Humilharam, menosprezaram, fizeram chacotas e ofensas e quando não tinham mais nada para fazer, mandaram os brasileiros de volta, deportando-os como mercadorias estragadas. Os espanhóis entraram naquele círculo vicioso do complexo de superioridade às avessas.

A Europa os tem como um País menor e por conseqüência, eles atacam quem julgam “inferiores”. É uma praga! Os franceses se acham superiores aos ingleses, que se acham melhores que os espanhóis, que se sentem melhores que os brasileiros, que se acham melhores que os argentinos e, infelizmente, por aí vai.

Mas, não podemos querer fazer disso um cavalo de batalha, tratando os espanhóis com a mesma moeda porque assim estaremos nos igualando a eles no que eles tem de pior ( e foi justamente isso que aconteceu).

Não é demais lembrar que aqui mesmo em Parauapebas, algumas pessoas se acham no direito de criticar e menosprezar as pessoas nascidas no nosso vizinho estado do Maranhão, com piadinhas sem graça e comentários indecorosos e grosseiros.

A nossa sorte é que os amigos maranhenses são da paz, gente da melhor qualidade, que andam sempre com um sorriso no rosto e uma vontade danada de crescer junto com Parauapebas.

domingo, 16 de novembro de 2008

FALAR PARA SER OUVIDO

O texto abaixo foi escrito pelo Dr. Sanderson Moura, advogado que mora no estado do Acre

" Quem fala difícil pouco sabe; no fundo, ele é um vazio, um vazio cheio de verborragia.
Quanto mais a pessoa sabe, mais fácil ela fala.

O mesmo se dá na escrita.

Quem escreve difícil está pedindo para não ser lido. Quem fala difícil está pedindo para não ser ouvido.

Falar com simplicidade é o melhor caminho para alcançar o desiderato, aquilo que se almeja, e sempre é bom desejar coisas essenciais, coisas nobres.


Não é fácil, como muitos pensam, falar com simplicidade. Porque a simplicidade é uma virtude que nasce na alma, precisa ser plantada e cultivada com carinho.
Seja no júri, na política, na igreja, na cátedra, é no falar simples que reside a beleza das palavras.
É por isso que o homem arrogante nunca foi um mestre verdadeiro na arte do dizer.
Faz parte da natureza do bem falar e do falar bem, a simplicidade, pois é ela quem tem a energia alquímica que purifica as palavras, tornando-as graciosas aos sentimentos.


A própria pronúncia da palavra, quando feita de forma lenta e gradual e perceptiva, nos revela toda a sua riqueza: simmm.....plii......ci.....da....de.



É uma mina de ouro, eis o segredo do falar simples. Cada palavra uma pepita, cada pepita uma palavra. "

(www. sanderson moura.blospot.com

Verdades simples

Provérbio é frase bem formada, de sentido claro, simples e imediatamente compreensível. Expressa um pensamento, uma opinião, um conselho, uma advertência, um princípio, um ensinamento, uma norma de conduta, uma súmula de vida.
Faz parte da tradição de um povo, a ele pertence como algo universalmente aceito. Tem uma sabedoria interessante, que de tão evidente, encanta de imediato pela verdade transparente que mostra. Olha só:


"Deus, às vezes, castiga os homens, enriquecendo-os..." ( muitas pessoas não sabem utilizar a fortuna e ela se transforma em seu próprio calvário e infelicidade)

"Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender sem antes ter tomado aos que sabem, o juramento de ensinar." ( existe resposta para toda pergunta, para cada dúvida um esclarecimento)

"Senta-te, quando pequeno onde deves e sentar-te-á, quando grande, onde queres" (trabalha de forma humilde e persistente para merecer chegar em um lugar melhor)

Perguntaram a uma árvore cheia de frutos: Porque não fazes nenhum barulho? Ela respondeu: Meus frutos são propaganda suficiente para mim." ( Existem coisas que não é necessário alardear nem propagar)


"Um mudo sensato vale mais do que um tolo que fala" ( sem comentários)

Preconceito

Alguns dos maiores trunfos para qualquer pessoa crescer na vida é ser aberto à novas oportunidades de crescimento e sincero nos relacionamentos humanos; em contrapartida, uma das maiores armas para o fracasso de qualquer pessoa é o preconceito.
Na faculdade de Direito, aprendi que para ser um bom advogado, é preciso se despir de prejulgamentos, principalmente os impostos pelos meios de comunicação. Existem situações em que somos até levados pela indignação momentânea mas é preciso examinar todas as nuances utilizando duas coisas importantes em qualquer momento: bom senso e equilíbrio.
Ao nos depararmos com situações onde as nossas convicções são desafiadas, o mínimo que devemos fazer é nos esforçar para não cairmos nas teias pegajosas do preconceito, seja ele de que nível for. No dia a dia do homem comum, existem os vícios de comportamento que faz com que haja discriminação contra homossexuais, analfabetos, negros, mulheres, políticos de direita, políticos de esquerda, religiosos, etc, etc.
Quando uma pessoa dá uma definição final a respeito de uma situação, classe social, tipo de comportamento ou pessoa, sem ter conhecimento profundo a respeito do assunto, o nome disso é preconceito. Se analisarmos atentamente, a maioria das guerras existentes no mundo hoje se deve à intransigência radical motivada por fanatismo político-religioso.
Preconceito. O domínio desse vício é intenso no mundo de hoje e se alastra vorazmente em larga escala, atingindo os mais diferentes patamares sociais.
Falando especificamente de política, está comprovado que o preconceito faz com que o político medíocre estacione, pare no tempo pois o restringe ao convívio de pessoas que possuem pensamentos iguais e o homem somente consegue crescer se as suas idéias forem confrontadas de forma madura e dinâmica. O esquerdista bobo que vira as costas e torce a cara para os conservadores possui a mesma fraqueza mental do direitista que odeia os esquerdistas vermelhos. Paradoxalmente são os diferentes que se igualam na falta de inteligência. Está comprovado que as convicções ideológicas não são impedimento para que as pessoas tenham relacionamento amistoso com quem quer que seja.

sábado, 15 de novembro de 2008

15 DE NOVEMBRO

Hoje, 15 de Novembro, comemora-se a Proclamação da República no Brasil. Trata-se de um marco histórico, época em que comemoramos, teoricamente, a quebra do Regime Imperialista, dominado pelos portugueses, que queriam de nós apenas as riquezas colossais que poderíamos “oferecer” ( e fornecemos) à Coroa Portuguesa. O Hino à República, belíssimo, tem em seu refrão: “Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós!” Foi escrito há mais de cem anos e o motivo de tal clamor era de que nos livrássemos “ das garras de Portugal” ( o hino revela isso). Hoje, relembramos o seu texto que, por incrível que pareça, necessita de tradução apesar de ter sido composto na língua portuguesa:


HINO DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA

Seja um pálio de luz desdobrado,
Sob a larga amplidão destes céus.
Este canto rebel, que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperanças de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!
Liberdade! Liberdade!Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais!
Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar !
Liberdade! Liberdade!Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestadeDá que ouçamos tua voz
Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou neste audaz pavilhão!
Mensageiro de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder,
Mas da guerra, nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!
Liberdade! Liberdade!Abre as asas sobre nós,
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz
Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,Livre terra de livres irmãos!
Liberdade! Liberdade!Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Vocabulário
Audaz: corajoso
Augusto: majestoso
Aurora: nascer do sol
Brado: grito
Estandarte: bandeira
Hostis: inimigos
Labéus: desonras
Lampejo: clarão
Louçãos: vistosos
Louros: glórias
Mister: necessário
Outrora: em outro tempo
Ovante: vitoriante
Pálio: manto
Pendão: bandeira
Porvir: tempo futuro
Púrpuras: vermelhos-escuros
Rebel: revoltoso
Régias: reais
Remir: redimir
Rubro: vermelho
Soberbo: orgulhoso
Tiranos: governantes cruéis
Torpes: repugnantes
Transes supremos: momentos decisivos

"Movimento parado"...


Existe um movimento que se auto intitula “cívico pelos direitos dos brasileiros”, denominado “CANSEI”, formado por cantores, atores, atrizes e apresentadores que se dizem cansados de tanta violência, miséria e impunidade.

Mas quem sou eu para dizer que eles são hipócritas de gritar contra um sistema que eles mesmos exploram tão bem.

Afinal de contas, se fôssemos um País com uma cultura e educação melhores, não construiríamos ídolos tão sem conteúdo, que somente se enriquecem e criam fama à custa da ignorância reinante.

Cansados mesmo, devem estar os milhares de adultos analfabetos, os moradores de rua das grandes cidades, as milhares de pessoas que conseguem sobreviver ganhando salário mínimo. Esses tem motivos de sobra para estarem cansados, mas por incrível que pareça, não estão.
O sentimento que eu percebo nessas pessoas sofridas é de resignação, de entrega, o que é muito pior do que estar cansado.
Quem tem o seu emprego, continua trabalhando de forma ordenada, disciplinada e incrivelmente apática, desacreditada, desmotivada. Talvez esperando alguma mudança, ou que apareça um salvador da pátria, de uma hora para outra. Temos uma liderança acreditada politicamente mas não temos liderados com pensamento maduro ainda.

O brasileiro típico é pacífico por natureza. O caos social do Brasil nem de perto é provocado pela massa que trabalha ganhando pouco ou pelos “excluídos”. Criamos um círculo vicioso e uma desculpa esfarrapada de que “ nenhum político vale nada” quando na realidade a maior responsável por nossos problemas chama-se omissão. Mas, um dia a gente muda e as coisas mudam com a gente. Para melhor.

Aqui onde tudo acontece

Pôr do Sol em Parauapebas, Bairro Novo Brasil


Tudo o que ouço falar atualmente a respeito de Parauapebas é no sentido de uma grande mudança estrutural que vem vindo por aí e já estáacontecendo. Construção de milhares de casas, loteamentos e loteamentos se abrindo e, consequentemente, aquecimento comercial, aumento de população etc, etc e etc.


Percebo então que é preciso que não apenas a cidade cresça. Precisamos também crescer junto com a cidade, deixando cada vez mais aquela mentalidade diminuta ir ficando para trás e junto dela, os recalques, preconceitos e baboseiras do tipo. Toda sociedade somente se ergue de verdade não apenas pela força de um poderio econômico mas pela energia e ânimo de sua população.


Chegamos em um ponto onde não há como frear o avanço (em todos os níveis) na nossa cidade mas podemos trabalhar a nossa auto estima para não ficarmos apenas sendo meros receptores. Tudo o que vem acontecendo – ou vai acontecer- somente se realizará não apenas pelas riquezas que estão debaixo do solo.


Caso alguém assim acredite, pode ter certeza de que tal pensamento é um engano. A comunidade que foi construída nesta cidade é futurista. É o contrário de tudo aquilo que o tolo do Hilter pregava na Alemanha nazista. Somos a mistura, o tempero certo do sucesso, a união das raças, o ponto de encontro das diferenças que se unem e conseguem conviver harmoniosamente.


Esta é a fórmula ideal para o desenvolvimento de qualquer lugar. Eu mesmo reparo em coisas que só acontecem aqui. A maioria das pessoas que chegam para fixar residência em Parauapebas, com pouco dias já se sentem integrados à cidade, tratando-a intimamente de “Peba”, participando dos seus problemas, interagindo facilmente com as pessoas.


Uma das grandes vantagens das pessoas que aqui residem é que a identidade da grande maioria se interliga no motivo que as trouxe para cá: A Luta. Parauapebas não é um balneário com locais paradisíacos onde as pessoas ficam o dia inteiro se regozijando sem nada fazer.


Aliás, para aquele que não quer trabalhar, este lugar não traz nenhum atrativo. Até mesmo pelo ritmo das pessoas na rua pode-se perceber que a nossa característica é a realização e isso é muito bom. A luta pela sobrevivência reduz a soberba, o orgulho e a humilhação.


Em algumas cidades cultua-se tradicionalismos baseados nas antiguidades das famílias, o que ressalta as diferenças sociais, dividindo as pessoas desde o seu nascimento, o que é ridículo. Aqui nós temos a oportunidade de cortar desde cedo o cordão umbilical e sermos nós mesmos, construindo cada um, a sua própria história. Que o futuro nos encontre de cabeça erguida.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Davi e Golias

Existia um homenzarrão chamado Golias que andava fazendo estragos no exército de Israel. Aí o Rei ofereceu um prêmio a quem desse um "jeito" nele. Vários homens se inscreveram, inclusive um de nome Davi. Como todo mundo dizia que o homem era um gigante, vários concorrentes resolveram ir conferir, de longe, o tamanho do sujeito.
Chegando lá, todos os soldados, exceto Davi, pensaram da mesma forma: "- Ele é muito grande, não tenho como ganhar!".
Davi, que era um rapaz franzino, pensou assim: "- Ele é muito grande, não tenho como errar!" Como todos sabem, o pequeno Davi matou o gigante Golias, atirando-lhe uma certeira pedra.
Então, desde aqueles idos, pensar positivo faz uma enorme diferença!

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mandei Avisar!!

É só uma música mas o recado é muito forte e direto. Para aqueles que acreditam ainda no aperto de mão sincero, na amizade verdadeira, na gratidão e no querer bem! O recado é de primeira e vem de Gabriel, o Pensador e do Marcelo Yuka, ex-baterista do Rappa, que foi baleado durante um assalto há uns anos atrás no RJ e ficou paraplégico. Amizade, realmente, vale muito mais que dinheiro:


"Vou dizer pro mundo inteiro nesse som
Vou dizer pro mundo inteiro como é bom
Como é bom ouvir a ciência de um amigo
Que te traz um incentivo

Vou dizer pro mundo inteiro nesse som
Vou dizer pro mundo inteiro como é bom
Como é bom ouvir a ciência de um amigo
Que te traz um pensamento positivo
E te deixa até mais vivo!

Por incrível que pareça
Por incrível que pareça, combustível pra cabeça
Combustível pra cabeça, pra cabeça e pra alma
Muita calma nessa hora, nessa hora muita calma

Eu tava meio sem gás, estressado demais
Meu amigo não é Cristo mas foi ele que me trouxe paz
E me trouxe mais luz, mesmo não sendo Jesus, nem Davi nem Maomé

Meu amigo me encheu de fé
É, tô falando de uma coisa normal
Que acontece com as pessoas
Normais, mortais, de carne e osso
Não é religião, mas também tem um lado espiritual
E pode te tirar do fundo do poço

Mandei avisar
Pro mundo inteiro
Que amizade, meu irmão
Vale mais que dinheiro

Sei que pode parecer clichê
Mas não é preciso ter muito pra perder
Dinheiro vem, dinheiro vai
Dinheiro vai, dinheiro vem
Saúde e paz, infelizmente também
E é aí que você vê quem é quem

Mas tem mais Deus pra dar do que o Diabo pra tirar
Tem mais Deus pra dar do que o Diabo pra tirar

Amizade de verdade é semente bem plantada e forte
É semente bem plantada
Que floresce nas melhores e piores condições
Principalmente nas piores
E da mesma maneira que não existe amor sem perdão
Não existe amizade sem a convicção de que é preciso continuar
É preciso continuar; apesar de tudo, é preciso continuar confiando
Pra não endurecer como as cidades

Nem tudo é consumo, nem tudo é lobby, nem oportunidade
De usar as pessoas em busca de alguma recompensa

Amizade é a semente que eu rego, o amuleto que eu carrego e alimenta minha crença
De que a força dessa cumplicidade
É o que faz a diferença
E é por isso que esse refrão faz bem a gente lembrar
É por isso que esse refrão faz bem a gente cantar
E é por isso que esse refrão faz bem
Faz bem a gente mandar avisar, avisar

Mandei avisar
Pro mundo inteiro
Que amizade, meu irmão
Vale mais que dinheiro."

Einstein e Deus

Albert Einstein foi um cientista genial, que muitos pensam que acreditava apenas na ciência da física material. Não. Vejam o que ele disse a respeito de Deus:


“A opinião comum de que sou ateu repousa sobre grave erro. Quem a pretende deduzir de minhas teorias científicas não as entendeu.
Creio em Deus e posso dizer que, nunca, em minha vida, cedi a uma ideologia atéia.
Não há oposição entre a ciência e a religião. Apenas há cientistas atrasados, que professam idéias atrasadas.

Há, porém, várias maneiras de se ver Deus.

Alguns o representam como o Deus mecânico, que intervém no mundo para modificar as leis da natureza e o curso dos acontecimentos. Querem pô-lo a seu serviço, por meio de fórmulas mágicas. É o Deus de certos primitivos, antigos ou modernos.

Outros o representam como o Deus jurídico, legislador e agente policial da moralidade, que impõe o medo e estabelece distâncias.

Outros, enfim, como o Deus interior, que dirige por dentro todas as coisas e que se revela aos homens no mais íntimo da consciência.”
* * * * *
“A mais bela e profunda emoção que se pode experimentar é a sensação de semeador da verdadeira ciência. Aquele a quem seja estranha tal sensação, aquele que não mais possa devanear e ser empolgado pelo encantamento, não passa, em verdade, de um morto.

Saber que realmente existe aquilo que é impenetrável a nós, e que se manifesta como a mais alta das sabedorias e a mais radiosa das belezas, que as nossas faculdades embotadas só podem entender em suas formas mais primitivas, esse conhecimento, esse sentimento está no centro mesmo da verdadeira religiosidade.

A experiência cósmica religiosa é a mais forte e a mais sublime fonte de pesquisa científica.

Minha religião consiste em humilde admiração do espírito superior e ilimitado que se revela nos menores detalhes que podemos perceber em nossos espíritos frágeis e incertos. Essa convicção, profundamente emocional na presença de um poder racionalmente superior, que se revela no incompreensível universo, é a idéia que faço de Deus.”

As 25 melhores cidades para empreendimento

O município de Parauapebas foi destaque na edição de agosto da revista da Editora Globo, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, edição 235. A matéria de capa, “As 25 melhores cidades para você empreender”, das repórteres Adriana Fonseca e Kátia Simões, com ranking e consultoria de Tadeu Masano, fotos de Daniela Toviansky e Omar Paixão e ilustração de Marcello Berriel, foi produzida a partir de um estudo exclusivo feito pela consultoria paulista Geografia de Mercado para a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, que deu origem à lista de 25 cidades boas para se empreender.


Para chegar aos nomes das cidades, o especialista em planejamento urbano Tadeu Masano, presidente da Geografia de Mercado, empresa especializada em estratégia de micro e macrolocalizações, e professor da Fundação Getúlio Vargas, cruzou diversos indicadores, como crescimento do número de empregos e de negócios abertos, a massa salarial, os depósitos bancários, o número de automóveis, o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Humano e o índice de Potencial de Consumo, não apenas da última década, mas principalmente do ano passado (2007).


Pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, as 25 melhores cidades para você empreender são:


Natal (RN),Cuiabá (MT), Teresina (PI), Barueri(SP), Boa Vista (RR), Camaçari (BA), Macapá (AP), Petrolina (PE), Porto Velho (RO), Santarém (PA), São José do Rio Preto (SP), Rio Verde (GO),Macaé(RJ), Marabá (PA), Palmas (TO), Parauapebas (PA), Rondonópolis (MT), São José (SC), Balneário Camboriú (SC), Ariquemes (RO), Sumaré (SP)Indaiatuba (SP), Nova Serrana (MG), Sorriso (MT) e Vilhena (RO).


terça-feira, 11 de novembro de 2008

GELAAADA!

Uma ação civil pública impetrada pelo Ministério Público Federal de São José dos Campos cobra das três cervejarias em operação no país - Ambev, Schincariol e Femsa - uma indenização de R$ 2,8 bilhões por danos causados pelo aumento do consumo de cerveja e chope no país. Segundo o MPF, o pedido de indenização abrange danos causados em todos os estados brasileiros.

Na ação proposta à Justiça Federal, o procurador da República Fernando Lacerda Dias argumenta que os investimentos maciços em publicidade para aumentar as vendas têm efeitos danosos à sociedade e um deles é o aumento no consumo de bebida alcoólica por pessoas cada vez mais jovens.
As empresas investem para que as pessoas bebam mais e mais cedo e devem ser responsabilizadas pelos danos que causam - diz o procurador. Na avaliação dele, não se trata de um incentivo direto aos jovens, mas de associações a padrão de alegria, inserção social e até desempenho sexual cujo objetivo é justamente despertar neles o interesse pelo álcool.

A ação inclui pesquisas e textos científicos sobre o assunto. Uma das pesquisas citadas é a da Unifesp, feita com pré-adolescentes de 12 e 13 anos, que concluiu que a maioria deles presta atenção na publicidade das cervejarias e acredita nela. Realizada entre agosto e novembro de 2006 com 1.123 pré-adolescentes em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, o levantamento mostrou ainda que a publicidade estava fortemente associada à ingestão de cerveja pelos entrevistados nos 30 dias anteriores.

O procurador afirma que a ação civil pública não questiona também se a publicidade das cervejarias é lícita, pois ainda que seja lícita ela causa danos.

Entre os danos relacionados estão mortes violentas e homicídios, dependência química, acidentes de trânsito, violência urbana e doméstica e até mesmo problemas profissionais. Para o promotor, os problemas aumentam justamente por conta do maciço investimento em publicidade, surgindo então a necessidade de indenização.

Segundo o MPF, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou, entre 2002 e 2006, aproximadamente R$ 37 milhões com tratamento de dependentes de álcool e outras drogas em unidades extra-hospitalares, como os Centros de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas. Outros R$ 4,3 bilhões foram gastos em internações hospitalares relacionadas ao uso de álcool e outras drogas no mesmo período.

Shopping Center em Parauapebas

A Urbia Commercial Properties, Premium Engenharia S/A e a Guanandi, empresa do grupo Wtorre, lançaram oficialmente na tarde do último sábado (8) nas dependências do “Viver Bem Parauapebas” o primeiro shopping center de Parauapebas. A solenidade de lançamento aconteceu durante almoço que contou com a presença de autoridades locais e convidados.Na ocasião, executivos das três companhias estiveram à disposição da imprensa e falaram sobre o empreendimento que oferecerá novas opções de compras, lazer e cultura para a região.

Com um investimento da ordem de R$ 43 milhões, o novo shopping terá 14,5 mil metros de Área Bruta Locável (ABL) e 21,2 mil metros de área total construída. Estão previstas três lojas âncoras, 720 vagas de estacionamento, praça de alimentação com 15 operações e mais de 600 assentos, um espaço cultural com três salas de cinema, livraria, café, lanchonete e outros itens.

O shopping, cuja estruturação, desenvolvimento, comercialização e gestão estão a cargo da Urbia, estará localizado no “Viver Bem Parauapebas”, projeto da Guanandi, que inaugura no país o conceito de espaços urbanos planejados, contemplando moradias, atividades comerciais e de lazer com infra-estrutura completa em um mesmo empreendimento, bem no eixo de expansão da cidade e suas primeiras 2 mil casas serão entregues já em 2009. As obras do shopping serão executadas pela Premium Engenharia e terão início ainda este ano, com conclusão programada para o fim do segundo semestre de 2009. “Queremos trazer grandes marcas de varejo para Parauapebas, colaborando assim para diversificar ainda mais o comércio local” relata Antônio Sampaio, CEO da Urbia.

Para Antônio Neto, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Parauapebas que na oportunidade representou o prefeito Darci José Lermen do Partido dos Trabalhadores (PT), o empreendimento é um sonho para todos os parauapebenses. “Nossa cidade está vivendo momentos sempre esperados pelos munícipes, empresas estão chegando, grandes empreendimentos estão sendo lançados e esse shopping com certeza trará muitos retornos financeiros para nossos munícipes, apoiamos esse tipo de iniciativas que só irão trazer melhorias para nossa cidade”, relata Antônio Neto.
Logo após os pronunciamentos das autoridades, foi lançado simbolicamente o pontapé inicial das obras do Unique Shopping Parauapebas. Na oportunidade, representantes das três empresas parceiras do empreendimento e o Secretário Municipal de Obras de Parauapebas, João Fontana funcionaram a primeira máquina a ser utilizada na construção do Unique Shopping. (Reportagem: Assessoria de Imprensa da Guanandi e Bariloche Silva, extraída do Jornal Regional)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Entrevista com um "guru" atual...

Essa é uma dica engraçada e ao mesmo tempo interessante do Max Gheringer, aquele palestrante que tem inúmeras colunas pela imprensa afora ( inclusive no Fantástico), em entrevista na Rádio CBN. Ele estava falando sobre o mercado de trabalho:
'Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:
Pergunto: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?
Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.
Segunda pergunta: O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá lo a levantar-se.
Terceira pergunta: Que conselho o Sr dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.
Quarta pergunta: E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?
Reposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.
Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir,ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.
Aí o Max Gheringher esclareceu: "Belas e sábias respostas. Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei."
"Todas as respostas, embora extremamente atuais foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES."
Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar lendo, pois se trata de um livro da Bíblia.

Quem são os pioneiros de Parauapebas?



Parauapebas é uma cidade que tem apenas 20 anos e a maioria da população veio de outras cidades, outros estados, formando uma miscelânea de costumes que tem a cara do Brasil. Aqui toma-se chimarrão com a mesma naturalidade com que se bebe açaí. Estamos em plena Amazônia, de florestas, rios, igarapés e peixes, mas aqui aprecia-se também um belo churrasco ou o tipicamente nordestino “baião de dois”.
Quando eu era menino, só convivia com mineiros. Só conhecia um sotaque e um jeito de viver: o de Minas Gerais. Os meninos de 10 anos de idade, nascidos em Parauapebas convivem com pessoas dos quatro cantos desse País. Os amazonenses e os gaúchos, aqui, não falam a mesma linguagem mas se entendem perfeitamente bem. Os maranhenses e mineiros, bebem da mesma água. Goianos e Tocantinenses então, nem se fala. Cariocas, paulistas, piauienses e amapaenses são figurinhas fáceis aqui. O nome disso é riqueza cultural e muita gente nem se dá conta.
Parece que Parauapebas é uma cidade onde o Brasil marcou um ponto de encontro. Tudo isso só é possível porque nós, brasileiros, somos um povo unido nas diferenças. Podemos ser diferentes nas preferências gastronômicas, musicais ou culturais mas trazemos dentro de nós toda uma bagagem familiar que fazemos questão de conservar e passar para os nossos filhos. Nos igualamos na fé e na esperança.
Já repararam quando alguma pessoa ganha casa própria ou carro, nesses programas de televisão? O telespectador vibra, torce, apoia. Até mesmo nos “reality-shows” da vida (Big Brother e etc), os vencedores são, em sua maioria, pessoas carentes financeiramente. A simplicidade aproxima as pessoas. A grande massa, o “povão”, é unido no sofrimento, na luta pela sobrevivência e se reconhece nos anseios e nas dificuldades.
Em uma cidade que está apenas começando, fica mais fácil as grandes diferenças serem diminuídas em prol de benefícios comuns. Algumas pessoas tem como meta de vida a construção de fortuna financeira a qualquer custo, mas o bom brasileiro trabalha e vive não para se entupir de dinheiro, mas para estar perto da família e lhe trazer algum conforto. Tem pessoas que são felizes somente por ter como conseguir o pão de cada dia.
Isso não quer dizer que devemos nos esquecer de uma boa escola, assistência médica de qualidade, etc. Claro que não. Mas as prioridades de uma pessoa demonstra o seu próprio caráter e do que ela é capaz.
Nos grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo, a identidade cultural das cidades está se perdendo e as pessoas vivem sonhando com o dia em que elas poderão se mudar para um lugar onde o ser humano é valorizado. Nós moramos em uma cidade onde ainda poderemos fazer dela o que quisermos e por isso, somos privilegiados. Parauapebas pode ser comparada com uma pessoa em formação de caráter.
Não podemos apenas ficar conhecidos como uma cidade rica, a “Capital do Minério”. Temos que começar a construir vínculos diferentes, mais positivos, com nossa cidade, semelhantes àqueles que as nossas crianças fazem. Os meninos e meninas de Parauapebas não querem saber se aqui é a “Meca do Minério de Ferro”. Eles estão conhecendo a vida agora, fazendo amigos, criando fortes valores e fortalecendo os laços com esse lugar. As crianças de Parauapebas não vieram para cá procurando um melhor meio de vida, ou procurando emprego. Elas nasceram aqui e são os verdadeiros pioneiros e donos desse lugar.

sábado, 8 de novembro de 2008

Provérbio Árabe


Não diga tudo o que sabe,
Não faça tudo o que pode,
Não acredite em tudo o que ouve,
Não gaste tudo o que tem.

Porque...

Quem diz tudo o que sabe,
Quem faz tudo o que pode,
Quem acredita em tudo o que ouve,
Quem gasta tudo o que tem,

Sujeita-se a:

Dizer o que não convém,
Fazer o que não deve,
Julgar o que não vê, e
Gastar o que não pode.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Harmônico, sábio, perfeito...


Raramente refletimos sobre as coisas mais simples e mais profundas da vida. Que lugar é esse que vivemos? Porquê estamos aqui? Tudo isso será uma grande obra do acaso?


A Terra gira sobre seu eixo em vinte e quatro horas ou ao redor de mil e seiscentos quilômetros por hora. Porquê exatamente nessa velocidade? Se fosse em outra velocidade, nossos dias e noites seriam dez vezes tão longos como agora. O Sol quente do verão então queimaria nossa vegetação ao longo de cada dia e cada vegetal se congelaria em uma noite.


A Terra viaja ao redor de Sol a trinta quilômetros por segundo. Se a velocidade de dita revolução tivesse sido maior ou menor, estaríamos muito longe ou perto do Sol para que a nossa forma de vida existisse.

A Terra está inclinada em um ângulo de vinte e três graus. Isto nos dá nossas estações. Se não estivesse inclinada, os pólos estariam em um eterno crepúsculo. O vapor d’água do oceano se moveria de norte a sul, empilhando continentes de gelo e deixando possivelmente um deserto entre o equador e o gelo.

A Lua está a 386.242 quilômetros, e as maresias duas vezes ao dia habitualmente são uma lembrança suave de sua presença. As maresias do oceano alcançam uma altura de 15 metros em alguns lugares, e inclusive a crosta da terra se inclina duas vezes ao dia até _ vários centímetros pela atração da Lua.


Se nossa Lua não estivesse naquele local onde está, nossas maresias seriam tão enormes que duas vezes ao dia todas as terras baixas dos continentes estariam submergidas por uma corrente de água tão grande que inclusive as montanhas logo seriam erodidas, e provavelmente nenhum continente poderia ter surgido desde as profundidades o suficientemente rápido para existir hoje. A Terra se separaria por causa destes movimentos e as maresias no ar criariam furações diariamente.

Se a crosta da Terra tivesse sido três metros mais grossa, não haveria existido oxigênio, sem a qual a vida animal é impossível; e se tivesse sido uns centímetros mais profunda o oceano, o dióxido de carbono e o oxigênio haveriam sido absorvidos e a vida vegetal sobre a superfície da terra não poderia existir. Se a atmosfera teria sido muito mais fina, alguns dos meteoritos que agora ordem na atmosfera exterior, milhões cada dia, golpeariam todas as partes da Terra.

O oxigênio se encontra normalmente em 21 por cento (na atmosfera). A atmosfera em geral pressiona a terra aproximadamente num valor de 0,068 atmosferas ou 760 milímetros de mercúrio a nível do mar. O oxigênio que existe na atmosfera é uma parte desta pressão, sendo por volta de 20% do total dos componentes da atmosfera. Todo o resto do oxigênio se encontra na abertura da Terra, ou seja, 8/10 de todas as águas do mundo. O oxigênio é vital na respiração para todos os animais da Terra e é por este propósito completamente inacessível exceto o que vem da atmosfera.

A questão surge de como este elemento químico extremamente ativo escapou da combinação e ficou na atmosfera na proporção quase exata necessária para sobrevivência de praticamente todas as coisas vivas.


Se, por exemplo, no lugar de 21 por cento, o oxigênio fosse 50 por cento ou mais da atmosfera, todas as substâncias combustíveis no mundo se tornariam inflamáveis a tal grau que o primeiro golpe do raio a atingir uma árvore incendiaria o bosque, o qual quase explodiria... Se o oxigênio livre, esta _ parte em muitos milhões da substância da terra, _ fosse absorvido, toda a vida animal se deteria.


Não. Não há nada por acaso, tudo é perfeitamente harmônico, sábio, perfeito, criado por Deus....

Mais Obama


Concordo contigo, caro colega. Ser negro não é o atributo, digamos assim, preponderante de Barack Obama. É um político moderno, possui carisma, sabe usar sua peculiar história de vida a seu favor e o mais interessante, sabe como dirigir as palavras de forma a emocionar e cativar. Realmente é um orador de primeira. É só observar alguns trechos do seu discurso da vitória:



" Se alguém ainda duvida que a América é o lugar onde todos os sonhos são possíveis, se ainda questiona se os os sonhos dos nossos fundadores ainda estão vivos, se ainda questiona o poder da nossa democracia, teve esta noite a resposta.

(...) Sim, podemos!


Para aqueles que querem destruir o mundo: nós vamos demovê-los. Para os que querem paz e segurança: nós apoiamos-vos. E para aqueles que se interrogam sobre se a luz de liderança da América continua viva: esta noite nós provamos, mais uma vez, que a força de nossa nação não vem do nosso poder militar ou da escala da nossa riqueza, mas do enorme poder dos nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e esperança.

(...)Sim, podemos!


Este é o nosso momento. Este é o nosso tempo, de voltar a dar trabalho à nossa gente, de abrir as portas da oportunidade aos nossos filhos; de restaurar a prosperidade e de promover a paz; de reclamar o sonho americano e de reafirmar a verdade fundamental de que, no meio de muitos, somos um; que enquanto respiramos, mantemos a esperança.


(...) Sim, podemos!


Obrigado. Deus vos abençoe. E que Deus abençõe os Estados Unidos da América."


Realmente, um belo discurso e uma bela oratória!

Alimentos gravídicos

Foi publicada anteontem uma lei que garante às gestantes o direito a alimentos. E como existe gente que gosta de fazer mas não tem o mesmo empenho em dar assistência, a lei veio em boa hora. Pais irresponsáveis, tremei!

LEI Nº 11.804, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008
Disciplina o direito a alimentos gravídicos e a forma como ele será exercido e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Esta Lei disciplina o direito de alimentos da mulher gestante e a forma como será exercido.
Art. 2º Os alimentos de que trata esta Lei compreenderão os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do período de gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepção ao parto, inclusive as referentes a alimentação especial, assistência médica e psicológica, exames complementares, internações, parto, medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis, a juízo do médico, além de outras que o juiz considere pertinentes.
Parágrafo único. Os alimentos de que trata este artigo referem-se à parte das despesas que deverá ser custeada pelo futuro pai, considerando-se a contribuição que também deverá ser dada pela mulher grávida, na proporção dos recursos de ambos.
Art. 3º (VETADO)
Art. 4º (VETADO)
Art. 5º (VETADO)
Art. 6º Convencido da existência de indícios da paternidade, o juiz fixará alimentos gravídicos que perdurarão até o nascimento da criança, sopesando as necessidades da parte autora e as possibilidades da parte ré.
Parágrafo único. Após o nascimento com vida, os alimentos gravídicos ficam convertidos em pensão alimentícia em favor do menor até que uma das partes solicite a sua revisão.
Art. 7º O réu será citado para apresentar resposta em 5 (cinco) dias.
Art. 8º (VETADO)
Art. 9º (VETADO)
Art. 10. (VETADO)
Art. 11. Aplicam-se supletivamente nos processos regulados por esta Lei as disposições das Leis nos 5.478, de 25 de julho de 1968, e 5.869, de 11 de janeiro de 1973. Código de Processo Civil.
Art. 12. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 5 de novembro de 2008; 187º da Independência e 120º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O talento de cada um

Tenho um amigo que, tempos atrás, teve uma grande realização em sua família; seu filho foi aprovado no vestibular para medicina; era um sonho que estava sendo realizado e a alegria do amigo se justificava plenamente. Isso aconteceu há quinze anos atrás. Um futuro brilhante se avizinhava para o meu amigo e seu filho, futuro médico. Hoje em dia poucas são as oportunidades para que se pise no terreno seguro da estabilidade e do reconhecimento profissional. Ainda mais em uma área tão profícua como a medicina. O sonho de todo pai é ver o filho sendo um profissional de sucesso e se dando bem na vida.

Pois digo com toda certeza que penso um pouco diferente disso.

Penso que uma pessoa que saiba fazer bem, excepcionalmente bem, qualquer ofício, por mais simples que seja, não lhe faltará trabalho. Desde a ciência mais complicada até uma faxina, se for feito de forma diferenciada, esmerada e zelosa, o profissional terá trabalho para o resto de sua vida. Há campo sim! Para todo o profissional que não cultivar a preguiça entre os seus “atributos”, haverá sempre alguém que se lembrará do seu nome de forma a recomendar seus serviços.

Algo raro de se ver é alguém que seja responsável, de confiança, honesto e que ainda por cima, saiba trabalhar a contento. Para essas pessoas, não importa qual seja sua especialização, de físico nuclear a padeiro, sempre haverá fartura em sua mesa.

Voltando para o amigo cujo filho passou no vestibular de medicina, o rapaz cursou 6 anos e, após tal período, formou-se sem especialização e resolveu dedicar-se um pouco ao exercício da profissão, sem no entanto, fazer a residência. Quis aproveitar um bom contrato que lhe foi proposto e, deslumbrado com o gordo salário oferecido, em pouco tempo relegou a especialização e tratou de juntar dinheiro, tornando-se um profissional medíocre, sem horizontes, sem reconhecimento do seu trabalho, perdido nas drogas e no álcool.

Aconteceu com um profissional da medicina mas pode acontecer com qualquer pessoa que não tenha preparo. Em todas as profissões há pessoas qualificadas e outras nem tanto.


Porém, qualquer profissional que vise o dinheiro acima de tudo não conseguirá progredir. Ao se descobrir tardiamente que a dedicação concentrada foi somente no acúmulo de riqueza, já se terá perdido um precioso tempo e muitos momentos incríveis já terão se esvaído por entre os dedos. Por isso é que o maior investimento que podemos fazer é descobrir qual é o nosso talento e investir dedicação para que possamos nos aperfeiçoar nele todos os dias.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Para viver em paz em qualquer lugar do mundo

O pensamento abaixo é genial e é também uma chave para viver bem e em paz:

Quando sozinhos, vigiemos nossos pensamentos; quando em família, nosso gênio; quando em público, nossa língua." (Anne Louise GeNegritormaine de Staël)

Barack Hussein Obama



Barack Hussein Obama é o 44º presidente dos EUA. John McCain reconheceu a derrota em discurso pronunciado na madrugada desta quarta-feira (5).

O novo presidente vai à Casa Branca, em janeiro, com a cara de gerente de crise. A maior crise financeira desde o crash de 29.

Obama prevaleceu sobre McCain vendendo sonhos. Seu grande desafio será converter o onírico em real.

Nos discursos de campanha, Obama dirigia-se, primeiro, ao coração de suas platéias. Só depois capturava-lhes as mentes.

Ficou a impressão de que sua fala carece de densidade. Numa fase em que Hillary Clinton ainda media forças pela vaga do Partido Democrata, Bill Clinton disse:

“Você pode fazer campanha em poesia, mas governa em prosa”. A metáfora do marido de Hillary resume o drama de Obama.

O triunfo nas urnas tanto pode convertê-lo em estadista como em fiasco. Por ora, sabe-se apenas que os eleitores americanos decidiram optar pela ousadia.

A América fez uma concessão ao improvável. Acomodou no comando do império a mais vistosa novidade produzida pela política americana nos últimos tempos.

Some-se à ascensão meteórica de Obama a cor da cútis do novo presidente e tem-se uma exata dimensão do novo.

Para os padrões brasileiros, Obama é mulato –filho de um negro queniano com uma americana branca do Havaí.

Aos olhos do mundo, trata-se do primeiro negro a sentar-se na poltrona de presidente da economia mais importante do planeta. Não é pouca coisa.

Será no mínimo divertido observar as mãos brancas, que se julgam superiores, tendo de apertar, ao redor do mundo, a mão retinta de Obama.

De resto, convém torcer para que Obama consiga provar-se capaz na dura liça do cotidiano administrativo.

O êxito do novo presidente americano faria bem não só aos EUA, mas ao mundo.

Em julho passado, falando para uma multidão de cerca de 200 mil pessoas, em Berlim, Obama pontificara:

"Eu sei que não pareço com os americanos que já falaram aqui. A história que me trouxe aqui é improvável".

Antes, esmerara-se na construção de analogias em torno dos escombros do Muro de Berlim. Mencionara o fantasma dos muros da pós-modernidade.

Muros "entre raças e tribos, nativos e imigrantes, cristãos e muçulmanos e judeus". São paredes que, no dizer de Obama, "não podem continuar de pé".

A hora, dicursara Obama, é de "construir pontes” ao redor do planeta. Nada mais sensato. Nada mais improvável, contudo.

Hoje, apenas o dinheiro dispõe de liberdade para passear pelo mundo. A pecúnia não tem pátria. Vai para onde ganha mais. Daí a natureza global da crise.

Aos pobres que ousam pular os muros da pós-modernidade sonega-se a mesma desenvoltura. A eles são reservadas a prisão, a humilhação e a deportação.

É nesse mundo que une o capital e divide as pessoas que o fenômeno Obama irrompe como novidade alvissareira.

Impossível desconhecer que há, de fato, um quê de poesia na trajetória do sucessor de George Bush. O alerta de Clinton não é despropositado. Longe disso.

Mas é preciso admitir que faltava à política, nos EUA e no mundo, uma dose daquele tipo de Adicionar imageminspiração que conduz ao verso. Resta saber como será a migração para a prosa.


(extraído do blog do Josias)

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Trânsito

O Brasil está se tornando o País das justificativas. É mais fácil transferir responsabilidades, colocando nas costas dos outros o próprio dever.Um exemplo disso: o caótico trânsito brasileiro, que mata mais do que muitas guerras que eclodem no mundo. Sempre há uma desculpa: Os governantes culpam os motoristas bêbados e irresponsáveis, os motoristas culpam os governantes pelas estradas esburacadas, falta de sinalização e patrulhamento ineficaz. Todo mundo tá errado e todo mundo tá certo. Vai entender!!

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

DEMOCRACIA

Muita gente pensa que democracia trata-se apenas de uma palavra; aliás, é uma das palavras mais pronunciadas no Brasil. DE-MO-CRA-CIA. Eita palavrão danado de bonito!
Quer dizer: O Povo (DEMO) no Poder ( CRACIA).
Faz parte de qualquer discurso ou trabalho escolar de respeito. Político que se preza, tem que trazer a democracia na ponta da língua. Mas o que mesmo significa democracia, NA PRÁTICA? Nós, brasileiros, estamos engatinhando ainda para saber. Um estudo das Nações Unidas, revelou que sessenta por cento dos brasileiros não sabe o que quer dizer nem a palavra democracia.
Faz sentido!
No Brasil, até bem pouco tempo atrás não sabíamos o que era escolher o Presidente da República! Sabe-se lá o que é isso? É o cúmulo da falta de competência de um povo ( e mais ainda de que o liderava). Bem que a música do Ultrage a Rigor dizia, em um admirável deboche: A gente “não sabemos” escolher presidente, a gente “não sabemos” tomar conta da gente, a gente “não sabemos” nem escovar os dentes, tem “gringo pensando que nos é indigente”. Inútil, “a gente somos inútil.”
Olha que até mesmo os erros de português dessa música, (que os autores colocaram propositalmente) confundia a cabeça do povão, que não tinha acesso a educação, à cultura.. Esse Brasil vive de paradoxos. Lutamos, lutamos e lutamos para conseguir eleições diretas para presidente e depois que elegemos o primeiro, pintamos a cara e fomos para a rua para tirá-lo do poder.
Tem coisas que só acontece aqui no Brasil mesmo. Às vezes, o triste é que ler a Constituição Federal dá vontade de rir. Querem ver?
Art. 5º: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Olha outra pérola que esta na Constituição:
"São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social o salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim."
Do que estávamos falando mesmo? De Democracia?

domingo, 2 de novembro de 2008

Terra de oportunidades...

A moeda rara hoje em dia é a DIGNIDADE. Especialmente aqui nessa terra de oportunidades, Parauapebas, onde algumas pessoas são demasiadamente desconfiadas, para usar um termo mais brando, veneram o tilintar do ouro e medem as suas ações primordialmente pelo tamanho da vantagem que irão obter. A mensagem abaixo encontrei aqui mesmo na internet, e é perfeita:
" Você certamente já leu ou ouviu, algum dia, a notícia de roubo, incêndio, naufrágio ou explosão de algum bem móvel ou imóvel que pertencia a alguém, não é mesmo?

No entanto, ninguém jamais ouviu ou leu uma manchete com os dizeres:

"Foi roubada a coragem desta ou daquela pessoa."-"Foi extraviada grande porção de otimismo, quem a encontrar favor devolver no endereço citado".

Ou então, "Incêndio consumiu toda a fidelidade de Fulano", ou "Naufragou a honestidade de Beltrano."

Enfim, nunca se ouve falar que as virtudes de alguém tenham sofrido assaltos ou outro dano qualquer.

Todavia, isso acontece, diariamente, quando as negociatas indignas põem por terra a honestidade e a honradez deste ou daquele cidadão, que sucumbe ante grandes quantias em dinheiro ou favorecimentos de toda ordem.
No entanto, as virtudes que se deixam arrastar por interesses próprios, não são virtudes efetivas, são ensaios de virtudes.

Quem, verdadeiramente, conquista uma virtude, jamais a perde."

sábado, 1 de novembro de 2008

BENDITA SEJA ESSA GRANDE SENHORA, QUE CHAMAMOS "JUSTIÇA"!

O texto abaixo é de um Juiz do Espírito Santo, João Batista Herkenhoff, que tem uma visão interessante do Direito, da Magistratura e da Vida. Foi postado pelo colega Sanderson Moura, em seu blog, que é interessantíssimo (www.sandersonmoura.blogspot.com)
"Indaga-me jovem amigo se as sentenças podem ter alma e paixão.
O esquema legal da sentença não proíbe que tenha alma, que nela pulsem vida e emoção, conforme o caso.
Na minha própria vida de juiz senti muitas vezes que era preciso dar sangue e alma às sentenças.
Como devolver, por exemplo, a liberdade a uma mulher grávida, presa porque trazia consigo algumas gramas de maconha, sem penetrar na sua sensibilidade, na sua condição de pessoa humana?
Foi o que tentei fazer ao libertar Edna, uma pobre mulher que estava presa há 8 meses, prestes a dar à luz, com o despacho que a seguir transcrevo:
A acusada é multiplicadamente marginalizada:
Por ser mulher, numa sociedade machista...
Por ser pobre, cujo latifúndio são os sete palmos de terra dos versos imortais do poeta.
Por ser prostituta, desconsiderada pelos homens, mas amada por um Nazareno que certa vez passou por este Mundo.
Por não ter saúde. Por estar grávida, santificada pelo feto que tem dentro de si.
Mulher diante da qual este juiz deveria se ajoelhar numa homenagem à maternidade, porém que, na nossa estrutura social, em vez de estar recebendo cuidados pré-natais, espera pelo filho na cadeia.
É uma dupla liberdade a que concedo neste despacho: liberdade para Edna e liberdade para o filho de Edna que, se do ventre da mãe puder ouvir o som da palavra humana, sinta o calor e o amor da palavra que lhe dirijo, para que venha a este Mundo, com forças para lutar, sofrer e sobreviver.
Quando tanta gente foge da maternidade...
Quando pílulas anticoncepcionais, pagas por instituições estrangeiras, são distribuídas de graça e sem qualquer critério ao povo brasileiro...
Quando milhares de brasileiras, mesmo jovens e sem discernimento, são esterilizadas...
Quando se deve afirmar ao Mundo que os seres têm direito à vida, que é preciso distribuir melhor os bens da Terra e não reduzir os comensais...
Quando, por motivo de conforto ou até mesmo por motivos fúteis, mulheres se privam de gerar, Edna engrandece hoje este Fórum, com o feto que traz dentro de si.
Este juiz renegaria todo o seu credo, rasgaria todos os seus princípios, trairia a memória de sua mãe, se permitisse sair Edna deste Fórum sob prisão.
Saia livre, saia abençoada por Deus...
Saia com seu filho, traga seu filho à luz...
Porque cada choro de uma criança que nasce é a esperança de um Mundo novo, mais fraterno, mais puro, e algum dia cristão...
Expeça-se incontinenti o alvará de soltura."
Juiz João Batista Herkenhoff, Livre-docente da Universidade Federal do Espírito Santo.