Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sonho de Riqueza...


A mega-sena acumulou, vai pagar 20 milhões! O sonho de se tornar rico acompanha muitas pessoas e faz com que a vida de algumas dessas pessoas girem em torno dessa fantasia, que por vezes se torna delirante e obsessiva. A ‘mega-sena’ vez ou outra acumula em dezenas de milhões de reais e muita gente que diz que o dinheiro não traz felicidade, sempre está fazendo a sua “fezinha”. Dizem que o dinheiro não traz felicidade mas, cá entre nós, muitas coisas que faz com que sejamos felizes podem ser compradas por ele.


Isso parece justificar as enormes filas das casas lotéricas. Porém, o dinheiro vem sendo culpado, equivocadamente, por várias atrocidades acontecidas no mundo por conta de compreensões equivocadas a respeito de sua essência e de sua finalidade. Definitivamente, ele não é o vilão da história (a ponto de ser chamado de “vil metal”).


Duas simples situações são importantes para se entender melhor essa questão:


1- O segredo está na maneira de como conseguir ganhar o dinheiro – Esse quesito faz com que compreendamos que, para que ele seja sagrado, a sua origem deve ser limpa, honesta, lícita.


2- Outra chave é a maneira como ele é utilizado - A falta de sabedoria em relação ao uso dos bens materiais tem trazido sofrimento e dor para muita gente.
Na realidade, quando se diz que o dinheiro não traz felicidade, o que se quer dizer é que algumas coisas que fazem o homem feliz, o dinheiro pode comprar, outras não. Essas, apesar de mais valiosas, todo mundo pode ter, independente de credo, raça, religião ou condição financeira. Paz, Liberdade, Amor, Amizade, Confiança, Saúde. Nenhum desses bens pode ser adquirido por dinheiro e sem eles ninguém é essencialmente feliz, mesmo com muita grana no bolso. Não há megasena que possa comprar o amor verdadeiro de um homem por uma mulher ou vice e versa.


De que adianta a quantidade de dinheiro que tem o traficante colombiano Juan Carlos Abadia ou Fernandinho Beira Mar, se estão trancafiados, privados de sua liberdade ? Todo o dinheiro do mundo não paga a felicidade de um pai que vê o filho nascer saudável, a paz que reina no seio de uma família ou uma amizade sincera.


Toda a balbúrdia acontecida nesse mundo com relação à acúmulo de riqueza vem do relacionamento doentio que alguns homens tem com o dinheiro. O dia em que tivermos maturidade e sabedoria para perceber as outras formas de riqueza, que não as notas de 50 empilhadas uma em cima da outra, seremos, com certeza, muito mais felizes.

Um comentário:

Argentino Neto disse...

Boa postagem, ótima reflexão.