Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Chatô


Hoje o blog dedica espaço ao jornalista Assis Chateaubriand, afinal, foi, em um dia de hoje, que ele nasceu. Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, foi um jornalista brasileiro. Após graduar-se pela Faculdade de Direito do Recife, iniciou como reporter e redator do Diário de Pernanbuco e no Jornal do Recife. Indo para o Rio de Janeiro em 1917, colaborou no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil como redator-chefe. Em 02 de Outubro de 1924, assumiu a direção de O Jornal.


Mais tarde montou os Diários Associados, cadeia que chegou a ter 34 jornais no Brasil. O Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro e o Diário de Pernambuco, do Recife, entre outros jornais, 36 estações de rádio, 18 de televisão, 10 revistas infantis, uma agência de notícias e a Editora "O Cruzeiro" eram os integrantes do grupo, à época, o maior do gênero na América Latina Era possuidor de dez fazendas agropecuárias e diversos laboratórios de indústria farmacêutica.
Chatô é o responsável por várias iniciativas culturais, salientando-se a Campanha Nacional de Aviação; a Bônus de Guerra, que foi durante a II Grande Guerra Mundial; Redenção da Criança e o Museu de Arte de São Paulo.

Nenhum comentário: