Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Vale tem ação com maior liquidez da América Latina

A Vale tomou o lugar da Petrobras de ação com maior liquidez da América Latina. Em outubro, o volume médio diário do papel preferencial da mineradora superou em mais de R$ 70 milhões o da estatal. Entre as possíveis causas para o movimento estão o aumento da importação de minério de ferro da China, a compra expressiva dos papéis da mineradora pelo Opportunity e, por fim, as intenções de Eike Batista de adquirir a participação da Bradespar na empresa.

É a segunda vez no ano que a Vale ganha da Petrobras o posto de mais negociada na região, mas antes a diferença foi bem menor, de R$ 13,8 milhões, em julho. Os dados são da consultoria Economática, compilados com exclusividade para o iG, e levam em conta a média diária acumulada das duas ações até ontem.

Ricardo Martins, da Planner Corretora, acredita que o fato de as importações chinesas terem crescido 60% de agosto para setembro fizeram o mercado enxergar a possibilidade de um resultado melhor da Vale no terceiro trimestre. “É um indicador que demonstra o apetite da China, principal comprador do minério da companhia. Se a China mantiver o ritmo, melhor para Vale”, afirmou.

Nenhum comentário: