Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Porto Seguro - Cláudio Martins

Se na tua vida, a caminhar
Tu te deixaste um dia entrar
No deserto da ilusão
E te viste só a procurar
Uma luz pra te orientar
Pra te tirar da solidão
Ergue o pensamento a Deus
Ele é a LUZ, que acalma os sofrimentos teus
Alivia a dor, traz compreensão
Te faz pleno de amor
Clareia o teu coração...
Se na tua vida navegante
Deixaste o teu barco errante
Entrar no mar da solidão
E sentiste as ondas se agitando
O barco quase naufragando
Aos ventos da ingratidão
Firma o pensamento em Deus
Ele é a PAZ, que acalma os sofrimentos teus.
Alivia a dor traz compreensão
Te faz pleno de amor
Clareia o teu coração

O Meu Time

O meu time, Atlético Mineiro, não ganha um campeonato nacional desde 1971. Lá se vão 38 anos de jejum, gozação e 'sofrimento'. O nosso maior rival, o Cruzeiro, ganhou um monte de títulos nos últimos anos; até se intitula detentor de uma tríplice coroa, pois ganhou em um ano o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores da América. Nada disso faz com que eu perca o entusiasmo, a simpatia e a ligação com meu time; claro que a sintonia não é a mesma dos tempos idos ( de grandes craques) mas não me diminuo com os títulos perdidos. Sabem porque? Porque criei uma identificação com meu time suficientemente forte que faz com que o perdoe pelas derrotas e renove o meu carinho por ele em cada campeonato.

Esta identificação eu criei exatamente por causa das derrotas. O “Galo’ me ensinou a não me abater por causa de uma batalha perdida; mais do que isso, me fez ver que as lágrimas derramadas diante de um título que se foi ficam na memória mais do que uma vitória e solidificam o amor do torcedor pelo clube. Em 1950, o Brasil ainda não era campeão do Mundo e a Copa foi no Brasil. Chegamos à final contra o Uruguai; tínhamos o melhor time, jogávamos em casa, o artilheiro da competição era nosso e já havíamos vencido o Uruguai dentro da competição. Diante de um Maracanã lotado o Uruguai nos derrotou de forma cruel, de virada, contrariando todas as expectativas, calando, não apenas um estádio mas todo um País.

Aquela superioridade que pensávamos ter, desceu pelo ralo diante de um adversário apenas esforçado. E quem irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo futebol, parafraseando o poeta? O que deve haver é persistência, empenho, vontade de vencer e principalmente, humildade. No ano de 1977, o Atlético Mineiro chegou à final do Campeonato Brasileiro sem perder uma partida sequer. O grande Reinaldo era o nosso maior destaque e artilheiro do campeonato com incríveis 28 gols.

Em um time que contava com João Leite, Cerezo, Paulo Isidoro e vários outros craques, conseguimos perder o campeonato nos pênaltis, diante de um Mineirão lotado para um (na época) medíocre time do São Paulo. Eu, que tinha apenas 11 anos, já me esqueci das finais e semifinais que o Atlético participou, dos campeonatos mineiros que venceu, mas daquele jogo, não consigo esquecer. Fomos vice-campeões invictos ( que consolo!) O rosto de frustração e tristeza dos jogadores me comoveu de tal maneira que não consegui deixar de ser atleticano. O meu time me conquistou em uma derrota! E é isso mesmo que faz o elo de ligação time/torcedor. Se as minhas palavras tem algo de semelhante com o acontecido com o Parauapebas Futebol Clube neste final de semana, não é mera coincidência.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cartórios

A Câmara dos Deputados deve apreciar hoje, terça-feira (29/09) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que efetiva titulares de cartórios sem concurso público (PEC 471/05). A proposição permitirá que cerca de 5 mil responsáveis por cartórios que assumiram o cargo pelo critério da hereditariedade sejam efetivados como donos vitalícios de um negócio que chega a ter faturamento de mais de R$ 2 milhões por mês.

A proposta beneficia quem foi designado tabelião (ingressou sem concurso público) até 20 de novembro de 1994 e que esteja ocupando esse cargo há, pelo menos, cinco anos ininterruptos anteriores à promulgação da futura emenda. Segundo o relator da PEC, deputado João Matos (PMDB-SC), o texto não permitirá que tabeliães substitutos (aqueles que assumem o cargo quando o titular for afastado) sejam efetivados.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Não sinta inveja de ninguém!!


A inveja é definida nos léxicos como “desgosto, mortificação, pesar causado pela vista da alegria, propriedade ou êxito de outrem, acompanhado do desejo violento de possuir a mesma coisa”.
O cérebro do invejoso atrai a dor – Ao sentir inveja, a região do córtex singulado anterior do cérebro, a mesma onde é processada a dor física, é ativada. Quanto mais intenso o sentimento, maior a atividade registrada no local.
Não sinta inveja de ninguém!!

Excelentíssimo Juiz!!


Boa piada extraída do excelente blog do Sanderson Moura.


"Certa vez, ao transitar pelos corredores do fórum, um advogado e professor de Direito foi chamado por um dos juizes ao seu gabinete.

- Olha só que erro ortográfico grosseiro temos nesta petição.
Estampado, logo na primeira linha do petitório, lia-se:

“Esselentíssimo Juiz”. Gargalhando, o magistrado me perguntou:

- Por acaso esse advogado foi seu aluno na Faculdade?

- Foi sim – reconheci. Mas onde está o erro ortográfico a que o senhor se refere?

O juiz pareceu surpreso:

- Ora, meu caro, acaso você não sabe como se escreve a palavra excelentíssimo?
Então, expliquei-me:

- Acredito que a expressão pode significar duas coisas diferentes. Se o colega desejava se referir a excelência dos seus serviços, o erro ortográfico efetivamente é grosseiro. Entretanto, se fazia alusão à morosidade da prestação jurisdicional, o equívoco reside na junção inapropriada de duas palavras. O certo, então, seria dizer “esse lentíssimo juiz”.


Depois disso, aquele magistrado nunca mais aceitou, com naturalidade, o tratamento de excelentíssimo juiz. Sempre pergunta:

- Devo receber a expressão como extremo de excelência ou como superlativo de lento?"

OAB

Os advogados estão se movimentando para a eleição da OAB e estou achando interessante o engajamento dos profissionais do direito em prol deste objetivo. Quando cheguei em Parauapebas, ainda não tínhamos uma subseção e éramos poucos os profissionais militantes. Participei daquele primeiro momento juntamente com colegas pioneiros na área jurídica aqui na cidade. Vem agora na minha memória a lembrança de amigos queridos, que não estão mais morando na cidade e outros que já se ‘foram’, como o saudoso amigo Dr. Pedro Feitosa.

Vejo de forma bastante motivadora o interesse dos advogados por esta entidade representativa que pode ter uma força muito maior se houver união de idéias em prol do seu engrandecimento e não descambar para agressividades pessoais e política menor. Não importa o ramo do direito que cada um atua, o importante é o fortalecimento legítimo da classe e o exercício limpo da advocacia.

Realmente precisamos nos organizar melhor, criar mecanismos que provoquem a necessária mobilização sempre em prol de objetivos maiores que os próprios interesses dos advogados, lembrando sempre que precisamos ser dignos de pertencer a esta profissão que tem uma importância tão grande e ao mesmo tempo, ainda possui tanto preconceito perante a sociedade. É preciso deixar bem claro que a Ordem dos Advogados do Brasil é muito mais do que uma associação de advogados que defendem seus próprios interesses. Aliás, é isso e muito mais!

A OAB deve sempre se colocar à frente para coibir abusos e arbitrariedades porque presume-se ser formada de cidadãos conscientes dos direitos e deveres, profissionais que lidam diretamente com a Justiça e a Cidadania.

Parauapebas, por seu destaque no cenário estadual e crescimento constante, necessita de entidades de classe cada vez mais fortes, com pessoas preparadas e motivadas. Durante vários períodos da nossa história a OAB teve participações importantes, decisivas, na reorganização política, na defesa das liberdades e da democracia.


Durante a ditadura militar, vários presidentes de conselhos seccionais da OAB se engajaram na luta em defesa dos direitos humanos e isso fez com que esta entidade fosse, como realmente o é, um pilar da democracia brasileira. A Ordem dos Advogados do Brasil esteve presente em todos os momentos decisivos da história recente do nosso País e por este motivo, merece uma atenção redobrada de toda a sociedade.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Capitão da PM é preso sob suspeita de invadir fórum em Rondon do Pará

O comandante da Polícia Militar (PM) de Rondon do Pará está preso desde quarta-feira (23), sob suspeita de ter invadido o fórum da cidade na terça-feira (22). A acusação é do juiz da cidade, Gabriel Costa Ribeiro, que decretou a prisão preventiva do policial. O Comando Geral da PM informou ao G1 que uma sindicância foi instaurada para apurar o caso, mas acatou a decisão da Justiça e mantém o capitão Deyvid Lima em uma cela do quartel do 4º Batalhão da PM de Marabá (PA). Os advogados de Lima negam a invasão e já protocolaram um habeas corpus no Tribunal de Justiça (TJ) do Pará.

Segundo o magistrado informou ao G1, o problema teria começado após ele ter condenado, na manhã desta terça-feira, três policiais militares a mais de 19 anos pelo crime de tortura. O crime ocorreu em 17 de junho deste ano. “Trata-se de um caso delicado. Os policiais invadiram duas casas, levaram as vítimas para o quartel comandando pelo capitão [Lima] e torturaram as pessoas lá. Elas foram liberadas e vieram pedir socorro no fórum da cidade. Enquanto pediam ajuda à promotoria, eles recebiam ligações com ameaças dos policiais”, disse Costa Ribeiro.

Ele afirmou ainda que na tarde do mesmo dia em que foi divulgada a condenação dos três policiais militares, o capitão teria invadido o fórum. “Estava em meu gabinete quando servidores públicos vieram me informar que os policiais militares tinham entrado no fórum, armados com suas armas corporativas como fuzis e metralhadoras, mas sem a requisição minha ou da promotoria. Estes mesmos servidores me recomendaram ficar trancado em minha sala. Entendi isso como um constrangimento muito grande. Muitos advogados vieram reclamar comigo sobre a situação. Me senti ameaçado. Eram cerca de 15 policiais no prédio.”

A advogada do capitão, Rosane Baglioli, disse ao G1 que não houve invasão ao fórum de Rondon do Pará. “O capitão foi buscar uma cópia da sentença dos outros três policiais condenados. As outras cinco guarnições (carros de polícia) ficaram no lado de fora do fórum. Não houve invasão. Por isso protocolamos um habeas corpus no TJ nesta quinta-feira (24), em instância superior à magistratura de Rondon do Pará.”

Costa Ribeiro disse que decretou a prisão preventiva do capitão após registrar a invasão do fórum na delegacia da cidade. “Registrei o caso em um boletim de ocorrência e, depois de o delegado me enviar a portaria necessária, expedi o mandado de prisão preventiva”. Rosane contesta o magistrado. “Na própria decisão dele é que o juiz pede que a polícia tome providências, portanto, ele pediu a prisão preventiva do capitão sem haver inquérito policial”, disse a representante do capitão preso.

Rosane disse que houve falhas no procedimento do juiz. "Ele se diz vítima e, ao mesmo tempo, se defere a tutela do caso. O correto, neste caso, era ele ter procurado a Justiça Militar ou notificado os juízes do Tribunal de Justiça, que é uma instância superior a da comarca de Rondon do Pará."

O coronel Luiz Dário da Silva Teixeira, comandante geral da Polícia Militar do Pará, apesar de surpreso com a decisão do juiz, disse ao G1 que vai instaurar uma sindicância para investigar o caso. “Acatamos a decisão da Justiça, pois a respeitamos. Um processo administrativo foi aberto para investigar o que de fato ocorreu”.

O presidente do Tribunal de Justiça do Pará, Rômulo Nunes, informou à reportagem da TV Liberal que instaurou uma sindicância para apurar o ocorrido no fórum. O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), no Pará, disse estar precocupado com o caso. "Estou perplexo e atônito com a situação."

O juiz Gabriel Costa Ribeiro disse que está em Rondon do Pará desde março deste e que tem seis anos de experiência na magistratura. O coronel Teixeira informou que o capitão Deyvid Lima tem 16 anos de corporação e nenhuma ocorrência desabonadora em seu prontuário.

Mais

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FLONA JAMANXIM, NO NOROESTE DO PARÁ,PODERÁ TER NOVO MARCO REGULATÓRIO


Criada em fevereiro de 2006 pelo decreto presidencial nº 10.770, a Flona do Jamanxim, localizada a Noroeste da BR-163, no Estado Pará, poderá o ter o seu marco regulatório alterado, conforme decisão a ser apresentada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodeversidade (ICMBio), durante a realização do Mutirão Arco Verde/Terra Legal, que ocorrerá no município de Castelo dos Sonhos, no próximo dia 2 de outubro, e em Novo Progresso, no dia 3 de outubro. Até o dia 9 de outubro deverão ser emitidos 300 títulos de posses em Novo Progressso.

A decisão foi tomada ontem (23), em Brasília, no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que contou ainda com a presença do assessor Johannes Eck, da Casa Civil, o coordenador geral do Mutirão Terra Legal, Carlos Guedes, os assessores do Ministério do Meio Ambiente José Maurício Padrone e Luiz Antônio Carvalho, o diretor de Uso Sustentável e Populações Tradicionais do Instituto Chico Mendes, Paulo Maier, a prefeita de Novo Progresso, Madalena Hoffmann, representantes da Câmara Municipal de Novo Progresso e deputados federais da bancada paraense, além de representantes de associações da floresta nacional e membros do Sindicato dos Produtores Rurais da região.

O deputado federal Zé Geraldo, que coordenou a reunião, alertou que o Instituto Chico Mendes apresentará uma nova proposta de marco regulatório que deverá ser debatida pelas as lideranças locais, parlamentares, os vereadores, a prefeita de Novo Progresso, Madalena Hoffmamm, os movimentos sociais e os setores produtivos da região. “Até o dia 9 de outubro deverá ser o consolidada uma nova proposição de marco regulatório para a Flona Jamanxim, que será apresentada ao Instituto Chico Mendes e depois encaminhada para a aprovação no Congresso Nacional”, relata o parlamentar.

Todos os presentes na reunião assinaram um termo de compromisso com o governo federal e no futuro assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) e indicarão representantes para a composição do Conselho Gestor da Flona Jamanxim. O parlamentar explica que a reunião alcançou um resultado positivo e traçou cenários importantes.


Segundo ele, boa parte dos moradores nas regiões de Novo Progresso e Distrito de Castelo dos Sonhos são provenientes dos estados do Sul e foram estimulados a mudar para região na década de 1970 pelo Plano de Integração Nacional (PIN). “Na época, o objetivo era assentar milhares de famílias num raio de 100 km da BR-163 e da Transamazônica. Só que depois foram abandonadas pelos governos anteriores. Agora é preciso saber separar o joio do trigo e garantir que todos assinem um termo de ajuste conduta que respalde o desenvolvimento sustentável local”, ponderou.

Matéria enviada por Kid dos Reis, assessor de imprensa do Dep. Zé Geraldo (PT)

Pré-sal

Muito vem se falando a respeito de pré-sal, mas há grande ignorância a respeito. Encontrei um passo a passo que mostra de forma ilustrativa do que se trata. Caso a imagem esteja pequena, basta salvá-la e ampliar.



PEC DOS VEREADORES. ASSUMEM OU NÃO?

O Congresso Nacional promulgou na noite desta quarta-feira (23) a emenda constitucional 58/09, que altera o número dos vereadores nos municípios e modifica o valor dos repasses para as Câmaras Municipais. A proposta foi aprovada nesta terça pela Câmara dos Deputados e aumenta o número de vereadores no país dos atuais 51.748 para até 59.791
A promulgação foi assinada em sessão solene na noite desta quarta pelos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), que cumprimentou os deputados e senadores que votaram pela aprovação da emenda. A assinatura foi aplaudida pelos parlamentares, que cantaram o hino nacional em coro.
Para o presidente da Confederação Nacional de Municípios, Paulo Ziulkoski, o aumento não deverá valer para a atual legislatura, mas que, a partir de 1º de janeiro, valerá a redução dos gastos das Câmaras Municipais. Ziulkoski contabiliza que as Câmaras Legislativas gastaram pouco mais de R$ 6 bilhões no último ano. Bem menos do que permite o teto constitucional, cerca de R$ 10,2 bilhões. "Quando dizem que a alteração vai reduzir os gastos, significa baixar de R$ 10,2 bilhões para R$ 9,1 bilhões. Só que as câmaras estão gastando R$ 6 bilhões. Então, o efeito é zero", afirmou na terça.
A medida prevê a redução dos percentuais máximos de repasses de recursos municipais para serem gastos com as Câmaras de vereadores. Ou seja, as Câmaras Municipais continuariam a receber o montante previsto pela Constituição Federal, sem aumento nos gastos mesmo com a criação dos novos cargos.
De acordo com o relator da proposta, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), a medida vale imediatamente.
"Não adianta o Tribunal Superior Eleitoral vir dizer que isso valeria para 2012. No texto está bem claro que isso é imediato. Sem falar que os efeitos de PECs [Propostas de Emendas Constitucionais] estão acima de qualquer regulação do TSE. Pode haver vereadores que não assumam de cara, porque a lei orgânica de alguns municípios mudou, mas isso é questão de tempo", afirmou em entrevista ao UOL Notícias, antes da votação na Câmara.
No primeiro turno, a PEC teve 370 votos a favor, 32 contrários e duas abstenções.As cidades mais populosas do Brasil não devem ser afetadas pela medida, de acordo com o relator da PEC na Câmara. Ele não fez nenhuma mudança no texto aprovado pelo Senado. Por isso, o texto será promulgado sem nova votação dos senadores.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O preconceito


Alguns dos maiores trunfos para qualquer pessoa crescer na vida é ser aberto à novas oportunidades de crescimento e sincero nos relacionamentos humanos; em contrapartida, uma das maiores armas para o fracasso de qualquer pessoa é o preconceito. Na faculdade de Direito, aprendi que para ser um bom advogado, é preciso se despir de prejulgamentos, principalmente os impostos pelos meios de comunicação.

Existem situações em que somos até levados pela indignação momentânea mas é preciso examinar todas as nuances utilizando duas coisas importantes em qualquer momento: bom senso e equilíbrio. Ao nos depararmos com situações onde as nossas convicções são desafiadas, o mínimo que devemos fazer é nos esforçar para não cairmos nas teias pegajosas do preconceito, seja ele de que nível for. No dia a dia do homem comum, existem os vícios de comportamento que faz com que haja discriminação contra homossexuais, analfabetos, negros, mulheres, políticos de direita, políticos de esquerda, religiosos, etc, etc.

Quando uma pessoa dá uma definição final a respeito de uma situação, classe social, tipo de comportamento ou pessoa, sem ter conhecimento profundo a respeito do assunto, o nome disso é preconceito.

Se analisarmos atentamente, a maioria das guerras existentes no mundo hoje se deve à intransigência radical motivada por fanatismo político-religioso. O governo dos Estados Unidos se julga superior ao resto do mundo, quer impor sua vontade de forma arrogante e insensata e pensa que somente eles tem razão e o seu modo de viver é o mais adequado. O que é isso? Preconceito.

Os governantes de alguns países do Oriente Médio se sentem mais puros que todo o restante do mundo, achando que somente eles “herdarão o paraíso”, tachando os ocidentais de imundos e mercantilistas. O que é isso? Preconceito. O domínio desse vício é intenso no mundo de hoje e se alastra vorazmente em larga escala, atingindo os mais diferentes patamares sociais.

Falando especificamente de política, está comprovado que o preconceito faz com que o político medíocre estacione, pare no tempo pois o restringe ao convívio de pessoas que possuem pensamentos iguais e o homem somente consegue crescer se as suas idéias forem confrontadas de forma madura e dinâmica.

O esquerdista bobo que vira as costas e torce a cara para os conservadores possui a mesma fraqueza mental do direitista que odeia os esquerdistas vermelhos. Paradoxalmente são os diferentes que se igualam na falta de inteligência. Está comprovado que as convicções ideológicas não são impedimento para que as pessoas tenham relacionamento amistoso com quem quer que seja.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

4ª Vara em Parauapebas

Estive hoje, juntamente com alguns colegas, na instalação da 4ª Vara da Comarca de Parauapebas. Não tenho uma militância acentuada na advocacia forense mas sei que mesmo quatro varas é muito pouco para a nossa realidade. Gostei do que disse o Presidente do TJE, Des. Rômulo Ferreira Nunes, no que se refere à necessidade de atenção do TJE para com Parauapebas. Tomara que se concretize!

Quem tem medo da opinião pública?

"O fraco treme diante da opinião pública, o louco afronta-a, o sábio julga-a, o homem hábil dirige-a."
Jeanne-Marie Roland de la Platiére

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

100 anos da Teoria da Relatividade - Albert Einstein

Aos 30 anos, o alemão Albert Einstein estava diante de físicos renomados no ginásio da escola Andrae, em Salzburgo (norte da Áustria). Era 21 de setembro de 1909 e a plateia foi apresentada à sua nova fórmula: energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado (E=mc²). Mas o teorema parecia complexo e absurdo demais. O conceito considerava que a velocidade da luz é a mesma para todos os observadores e independe de seu movimento relativo.
Einstein ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1921 por "seus serviços à física teórica e especialmente pela descoberta da lei do efeito fotoelétrico".
Para marcar os 100 anos da teoria, a reportagem entrevistou, com exclusividade, o norte-americano Frank Wilczek, cientista do renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e também contemplado com o Nobel de Física em 2004, "pela descoberta da liberdade assintótica na teoria da forte interação".
Esse feito explica porque os quarks - partículas fundamentais da matéria compostas de prótons, nêutrons e hádrons, atuam com liberdade em altas energias. Wilczek destacou o trabalho de Einstein e lembrou que a postulação do século passado tem ajudado a ciência a compreender o domínio subatômico.
Segundo ele, a teoria da relatividade acompanha a rotina dos laboratórios de física de alta energia e permanece como a única capaz de explicar o comportamento da matéria.
Entrevista/Frank Wilczek
O que mudou no mundo da física desde a criação da teoria da relatividade, de Albert Einstein? Qual foi o legado desse enunciado?
Franz Wilczec - Na época de sua criação, a teoria da relatividade era uma linda finalização da teoria do eletromagnestimo de Maxwell-Lorentz, mas tinha poucas consequências independentes que poderiam ser comparadas com a experiência. Ao longo dos últimos 100 anos, a teoria tem tido muitas aplicações bem-sucedidas. Várias tecnologias modernas envolvem, em algum ponto, partículas se movimentando a uma velocidade próxima à da luz, ou delicadas interações da luz com a matéria. Tais coisas não podem ser compreendidas corretamente sem o uso da teoria. Então, no nível das aplicações práticas, a relatividade tem se tornado uma ferramenta da engenharia. Ainda mais impressionante tem sido a influência da relatividade em outras áreas da física. À medida que temos batalhado para entender o domínio subatômico, onde novos tipos de forças - que eram totalmente desconhecidas um século atrás - entram no jogo, a relatividade tem sido de uma ajuda indispensável, nos guiando em direção às equações corretas.

Energia é igual a massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. A fórmula foi a base para a bomba atômica. O senhor acredita que Einstein esperava que seu teorema seria usado como princípio para a elaboração de uma arma de destruição em massa?
Frank Wilczek - Einstein não tinha ideia de que sua relação entre massa e energia poderia levar, ainda que indiretamente, à construção de armas. Houve várias grandes descobertas na física nuclear, nas quais Einstein desempenhou um papel menor, que realmente capacitaram a bomba atômica. Einstein tinha sentimentos misturados em relação à bomba atômica, acredito eu. Mas não sou especialista nisso. Nas circunstâncias imediatas da Segunda Guerra Mundial, ele imaginou que a bomba deveria ser um objetivo perseguido. Mais tarde, ele apoiou o forte controle internacional e as limitações às armas nucleares.

De que modo essa fórmula é testada e usada atualmente pelos cientistas?
Frank Wilczek- Nós usamos essa equivalência massa-energia em nosso trabalho diário, rotineiramente, especialmente na física de alta energia. Eu acho que o desenvolvimento mais profundo é que agora entendemos que quase tudo da massa das matérias ordinárias, do que os materiais são feitos e como os experimentamos no nosso dia a dia vêm da energia pura de quarks e glúons movendo ao redor. Os quarks e glúons, por si mesmos, têm quase uma massa zero.

Existe campo para aplicações da teoria da relatividade não usadas até o momento pela ciência? Quais seriam os potenciais da teoria em testar hipótestes ainda não comprovadas?
Frank Wilczek- Até o ponto que sabemos, a relatividade é válida para tudo na física. À medida que investigarmos ainda mais o extremo comportamento da matéria, em distâncias curtas e altas energias, continuaremos a usar a relatividade para moldar nossas expectativas e nos ajudar a descobrir as equações corretas. Não existe teoria alternativa séria, que eu saiba. Então, se a relatividade falhar, nós teremos de nos esforçar em pensamentos complexos.

A teoria da relatividade não provocou muito impacto entre os pesquisadores um século atrás. O senhor acredita que o estudo de Einstein foi menosprezado naquela época?
Frank Wilczek- Um século atrás as pessoas apenas estavam começando a explorar as possibilidades da física. Começando da perspectiva de hoje, é difícil imaginar como eram primitivos a compreensão e o poder tecnológico da física naquela época. A teoria da relatividade e a teoria quântica eram o início de uma avalanche. Mas mesmo as avalanches começam pequenas.

Em 2004, o senhor ganhou o Nobel por uma descoberta no mundo dos quarks. Sua pesquisa se baseou na teoria da relatividade?
Frank Wilczek- Quase tudo da massa vem da energia. E desse conceito resulta meu trabalho. Ao adivinhar as equações para a força forte, nós apenas consideramos que elas são consistentes com a relatividade. Isso estreitou nossa busca de forma bastante considerável.

Cantão - J. Cruz

Deve haver em algum canto do mundo
Um canto bricante que encante o meu viver
Retrato do amor, semblante do amanhecer
E ser enfim, início de um sonho
Que eu tenho em mim
Encontrar um canto
Água e sentimento, segredo do vento
Num coração, no cantar dos passarinhos
No cantão, pássaro cantador...
No cantão, sol com seu esplendor
Pra que querer ir pra lua,
Se eu tenho na terra um encanto que a lua tem


Pra que querer ir pra lua, se tem no cantão, lua cheia meu bem
Deve haver um novo encanto no mundo,
Lugar macio já que o mundo é redondo
Um coração cheio de cachoeiras, borboletas, colibris
Homens lavando as mágoas, meu canto me encante
Tão bela é a palavra, na essência desse chão
Deve haver em algum canto do mundo

Lugar onde eu possa, encontrar as estrelas
E tê-las ao certo, bem junto a mim
E não partirá do nosso coração
Nem dos olhos dos bichos, na primavera, no verão
Lembre disso, do compromisso do coração

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

"A solução para a terra não cai do céu"

Mais que provocação, a afirmativa "a solução para a Terra não cai do céu", que dá título ao novo livro de Leonardo Boff, é uma reflexão necessária, adverte o autor. Em Belo Horizonte para o lançamento do trabalho, o doutor em teologia e filosofia afirma que a humanidade está diante de desafios imensos, que precisam ser compreendidos a partir de suas dimensões reais.“Se, antes, o eixo dominante estava voltado para o desenvolvimento sustentável, hoje é preciso agir no sentido de salvar vidas e não simplesmente preservar o sistema que criou injustiças, provocou o aquecimento global e ameaça a vida em todas as suas formas”, argumenta Boff.
Intelectual reconhecido por sua importante contribuição para a formulação da Teologia da Libertação, o ex-frade acredita que esse problema passa pelo desejo de construção de uma sociedade mais justa, mas também pela consolidação de novo paradigma de civilização e sociedade. Para ele, é necessária a união das ações governamentais, instituições e povos de todas as culturas em torno da defesa da vida, em seu mais amplo sentido. “Se o sistema que temos nos leva a um colapso, é preciso que todos se voltem para esses questionamentos em busca de soluções construídas coletivamente”, diz.
E alerta: o sistema globalizado deve assumir seu caráter político, de estado de governança mundial, e não se ater exclusivamente à dimensão econômica. “Cada país, com suas crenças e instituições, deve se dispor à refundação da sociedade global. Se não for assim, teremos profundo desequilíbrio, que, aliás, já se manifesta”, adverte. ONU Mas Boff não é alarmista e aponta resoluções internacionais como iniciativas positivas.
Cita como exemplo a implementação de conselho mundial na Organização das Nações Unidas para elaborar, ainda este ano, a Carta Internacional do Bem Comum da Terra e da Humanidade, além da criação de duas frentes de trabalho. Elas vão acompanhar a geração de capital real (para a manutenção do estado produtivo), o capital especulativo, a fim de evitar crises. Estão previstos encontros duas vezes ao ano de todos os chefes de estado para discutirem o tema. “É o começo teórico que faz referência a algo comum”, pondera.
Na base das articulações, os movimentos sociais e populares desempenham papel essencial, avalia o teólogo. Para ele, essas mudanças serão efetivadas a partir de iniciativas apontadas sobretudo pelos militantes de grupos que lidam com questões como reforma agrária, economia solidária e preservação das águas, entre outros.

PF pode ter que avisar pessoas sobre investigações

O advogado e amigo dr. Inocêncio Mártires, envia a seguinte matéria:
"O MPF (Ministério Público Federal) no Ceará recomendou à superintendência da Polícia Federal no Estado que envie comunicação escrita às pessoas contra as quais tenha sido instaurado procedimento ou inquérito policial. A medida tem por objetivo assegurar o direito à ampla defesa nas investigações, evitando, por exemplo, prisões desnecessárias.

A comunicação escrita deve ser feita no momento da abertura do procedimento ou inquérito, defende o procurador da República Oscar Costa Filho. Sem essa providência, o cidadão fica desamparado do direito à defesa justamente na hora em que mais precisa dele, afirma. Para o autor da recomendação, se a Constituição assegura os fins, não pode privar os cidadãos dos meios necessários para sua aplicação, que são chamados de garantias constitucionais.
A comunicação escrita, então, é o meio indispensável para assegurar o direito constitucional de defesa. Se as pessoas não têm conhecimento da investigação instaurada contra elas, não podem tomar nenhuma medida para se defender, observa o procurador. Oscar Costa Filho ressalta que a prática tem confirmado essa distorção, já que há registro de casos de pessoas que só tomaram conhecimento das investigações após a prisão. A recomendação enviada pelo MPF à Polícia Federal se baseia na Súmula Vinculante 14, editada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
A súmula garante às pessoas sob investigação acesso aos elementos de prova já documentados nos procedimentos. Mesmo se tratando de casos de sigilo, deve ser assegurado o acesso às provas constituídas no procedimento. Ficam resguardadas as diligências em andamento. O descumprimento de súmulas vinculantes pode significar a nulidade do processo, sujeitando o agente público responsável a processo administrativo e penal. "

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

E você, o que é?

Assim Napoleão, o líder francês, classificava as pessoas, escolhendo-as para o seu famoso e forte exército:

1- Os inteligentes com iniciativa;
2. Os inteligentes sem iniciativa;
3. Os ignorantes sem iniciativa;
4. Os ignorantes com iniciativa.

Aos inteligentes com iniciativa, Napoleão dava as funções de comandantes gerais, estrategistas. Os inteligentes sem iniciativa ficavam como oficiais que recebiam ordens superiores e as cumpriam com diligência. Os ignorantes sem iniciativa eram colocados à frente da batalha - buchas de canhão, como dizemos. Os ignorantes com iniciativa, Napoleão não gostava e não queria em seus exércitos.

Esse "achado" de Napoleão serve também para qualquer empresa. Será que também não temos em nosso "exército napoleônico", que é a empresa de hoje, esses três tipos de "soldados"? E não serão todos necessários?

Pense bem. Um exército só de generais estrategistas por certo não vencerá batalha alguma. Alguém tem que estar no front. Obedientes oficiais (diretores, gerentes) sem estratégia também não vencem uma guerra. Soldados (funcionários) dedicados, sem comando, sem chefia, sem direcionamento, também não trazem sucesso à batalha. Portanto, precisamos dos três tipos de soldados para vencer uma batalha, assim como dos três tipos de colaboradores para que possamos vencer os desafios do mercado competitivo em que vivemos.

Um ignorante com iniciativa é capaz de fazer besteiras enormes. Um ignorante com iniciativa faz o que não deve, fala o que não deve e até ouve o que não deve. Um ignorante com iniciativa faz a sua empresa perder bons clientes, bons fornecedores. São os ignorantes com iniciativa que fazem produtos sem qualidade porque resolvem alterar processos definidos. Um ignorante com iniciativa é, portanto, um grande risco. Não precisamos dele.

Vamos trabalhar para sermos líderes inteligentes com iniciativa. O mundo está escasso deles.

Senado libera uso da internet em campanhas eleitorais

Na minirreforma eleitoral aprovada nesta terça-feira no Senado a toque de caixa, os senadores retiraram do texto as restrições ao uso da internet nas campanhas eleitorais de 2010. Pelo projeto, que agora precisa ser votado pelos deputados para valer para as eleições do ano que vem, não haverá nenhum tipo de censura à internet, com a livre manifestação de pensamento nos sites de notícias, blogs, redes de relacionamento e de mensagens instantâneas durante as campanhas eleitorais. É vedado o anonimato e garantido o direito de resposta.

A única restrição imposta foi às TV Web que nos debates terão de seguir as mesmas regras das televisões. Ou seja: ter a participação de dois terços dos candidatos às eleições majoritárias, com pelo menos 10 deputados federais. "Do meu ponto de vista essa exigência é descabida, uma vez que aprovamos a liberdade total na internet", reclamou o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP).

A liberdade total na internet foi aprovada por acordo com o aval de todos os partidos políticos. "A internet é uma tecnologia que veio para ficar e deve ser totalmente livre", afirmou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que deixou a presidência da sessão para descer ao plenário e se manifestar favoravelmente ao fim de qualquer restrição na internet. "Não há a menor condição de exercer censura na internet. Ela nasceu livre e deve permanecer livre", disse a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

A votação da reforma ainda não foi concluída no Congresso e o PSOL já ameaça recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra obrigatoriedade de participação de apenas dois terços dos candidatos às eleições majoritárias, que tenham 10 deputados federais. "Isso é um erro inaceitável. Os pequenos partidos são contra essa cláusula de barreira. Seremos obrigados a ir ao Supremo arguir a inconstitucionalidade", afirmou o senador José Nery (PA).


Outro artigo que poderá ser contestado no Supremo é a realização de eleições diretas para as vagas de governadores e prefeitos que tiverem seus mandatos cassados por crime eleitoral. Os senadores aprovaram essa regra, mesmo suspeitando que ela é inconstitucional. "Foi uma posição política que tem por objetivo estar em sintonia com a sociedade. Mas na minha avaliação, a decisão é inconstitucional porque não tem analogia com o que a Constituição Federal nem as constituições estaduais dizem", afirmou o senador Renato Casagrande (PSB-ES). "Aceitaram um apelo demagógico, que vai cair ali na frente", observou o socialista. "Estão jogando para a plateia. Votamos uma lei ordinária sobre um assunto em que é preciso uma emenda à Constituição", argumentou o senador Tião Viana (PT-AC).



A proposta é considerada inconstitucional porque a atual Constituição prevê a eleição direta, em caso de vacância do cargo de presidente da República e de vice-presidente, nos dois primeiros anos de mandato. Ocorrendo a vacância nos dois últimos anos do período presidencial, a eleição para ambos os cargos será feita pelo Congresso Nacional. "Em tese, essa proposta aprovada pelo Senado confronta o texto constitucional", disse o deputado Flávio Dino (PC do B-MA), que será o relator da reforma eleitoral na Câmara.


Com o apoio de todos os partidos, os senadores derrubaram duas emendas do senador Eduardo Suplicy (PT-SP) que pretendiam dar mais transparências às doações para as campanhas eleitorais. Pela proposta do petista, os nomes dos doadores de campanha teriam de ser conhecidos antes das eleições. Os partidos políticos também teriam de revelar ainda durante a campanha os nomes dos doadores - hoje, as legendas só tornam públicos os nomes dos financiadores das campanhas seis meses depois das eleições. "Não é verdade que essas propostas deem mais transparência ao processo. Isso só vai servir para inibir as doações", afirmou o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Meninos - Juraíldes da Cruz


Para combater qualquer sofrimento da vida, o sorriso dos filhos ainda é um bom antídoto...


" Vou pro campo
No campo tem flores
As flores tem mel
Mas à noitinha, estrelas no céu, no céu, no céu

O céu, da boca da onça é escuro
Não cometa, não cometa
Não cometa furo
Pimenta malagueta não é pimentão, tão, tão, tão

Vou pro campo
Acampar no mato
No mato tem pato, gato, carrapato
Canto de cachoeira

Dentro d'água
Pedrinhas redondas
Quem não sabe nadar
Não caia nessa onda
Pois a cachoeira é funda
E afunda

Não sou tanajura
mas eu crio asas,
Com os vagalumes
eu quero voar, voar, voar
O céu estrelado hoje é minha casa
Fica mais bonita
quando tem luar, luar, luar
Quero acordar
com os passarinhos
Cantar uma canção
com o sabiá

Dizem que verrugas
são estrelas
Que a gente conta
Que a gente aponta
Antes de dormir, dormir, dormir

Eu tenho contado
Mas não tem nascido
Isso é estória de nariz comprido
Deixe de mentir, mentir, mentir..

Os sete anões pequeninos
Sete corações de meninos
e a alma leve, leve, leve
São folhas e flores ao vento
O sorriso e o sentimento
da Branca de Neve, neve, neve..."

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Procuramos Independência!

Reproduzo aqui a minha coluna semanal do "Carajás, O Jornal".

Passou-se o 7 de Setembro, onde comemoramos, em todo o Brasil, a nossa independência. Será que somos um País que pode se dar ao luxo de bater no peito e se proclamar independente? Para mim, isso seria uma realidade se não tivéssemos entraves estruturais básicos, em todas as regiões do País que nos mostra uma outra face, caótica e crônica, ao longo de centenas de anos. O mais importante é que tristemente, muitos brasileiros mantém dentro de si o servilismo manco que caracterizava boa parte de nossa liderança naqueles idos de 1800.

Hoje, mais de duzentos anos depois, estamos lutando para nos livrar das garras de nós mesmos, brasileiros, atordoados pela falta de escrúpulos, vivendo a vida e tendo a sensação de que um dia a mais nos faz sobreviventes. O Brasil dito independente de hoje é aquele mesmo País que produz mães que jogam filhos recém-nascidos nos esgotos, que trata mal os seus velhos, que tem milhões de crianças nas ruas, desaprendendo a ser gente.

Como é que podemos nos livrar da mentalidade minúscula que turva a visão dos pequenos políticos, que vivem duelando entre si na televisão e, após os holofotes desligados, se abraçam gargalhando? Sei bem que ficamos tutelados por Portugal que manteve sobre nós um histórico de exploração direta de 300 anos e um legado de acomodação que caracteriza de forma triste uma parte de nossa história, já que , mesmo tendo ficado com uma mordaça portuguesa durante séculos, permanecemos com outra (militar), até recentemente sob o nosso próprio consentimento.

Acredito que muita gente até gostava daquela repressão porque tem tantos que lamentam o fim da ditadura. – “ Com os militares sim, era outra coisa....” suspiram muitos incautos, sem saber da nossa autoestima sempre tão pisoteada; credito a isso, além da herança de acomodação deixada por Portugal, a um fascínio que muita gente tem de “ ser mandado” ( Freud explica...).

Em muitos lugares do mundo, o Brasil é “aceito” muito mais pela importância estratégica do que pelo real valor; ainda mais nesses tempos de ‘pré-sal’. Mas a bandeira da independência é válida, concordo que ao termos um “estandarte’ para nos apoiar, criamos um mecanismo de respeito perante a nós mesmos que nos devolve, um pouco, a grandeza que o mártir Tiradentes representa, de resistência e amor ao Brasil. Mas, não podemos dizer que somos independentes; nenhum país desse mundo globalizado o é.

O ideal mesmo é resgatarmos a reverência ao Brasil que o 7 de Setembro nos traz, de satisfação por morarmos em um belo País que tem uma natureza privilegiada e um Povo que trabalha, sofre, vibra, chora, ri e tem Fé!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Já ganhamos a Copa?

Essa crônica do Mauro Betting é muito interessante.
"Pulo o hexa. Já brigamos pelo hepta em 2014. Será?

Não é o caso de abaixar a bola como bem tem feito o próprio Dunga? Claro que é. Tem Copa em país neutro. Tem quase um ano até lá. Tem Espanha. Tem Inglaterra cada vez mais forte. Ainda pode ter Argentina. Alemanha. Itália. Tantos.

Mas quantos do nível brasileiro? Nenhum. Hoje.

E, possivelmente, em 2010. Mas bom mesmo é aguardar. Esperar. E vuvuzelar a Seleção.

TIME DO DUNGA - “Sou brasileiro, não desisto nunca” de cornetar o treinador da Seleção. É praxe. É praga. Como a Seleção venceu brilhantemente a Argentina em Rosário, e se classificou para a Copa com inédita antecipação, preciso manter a nossa fama de mau – ou de bom – jornalista que se preza (logo, despreza tudo e todos). Isto é: para nós, coisa boa é coisa ruim. Como o time de Dunga, cada vez mais time, cada vez mais Dunga, só tem tido coisa ótima, fica ruim para nós. Ainda mais para quase todos nós que adorávamos odiar Dunga no banco como desgostávamos daquele Dunga dos tempos lazarentos da Copa-90. Não há como contestar. E isso é péssimo.

Até Ricardo Teixeira sabe que o Brasil pega no tranco. Quando a Seleção sai contestada é meio caminho para o título. Quando o Brasil deixa o país sob aplausos, boa chance de voltar sob (e pisando em) ovos. Então, vamos criar “criiiiiiiiiise” no time de Dunga! É nosso dever cívico, patriótico, jornalístico, futebolístico, pachequístico!

Começando pelo gol... Júlio César é o melhor goleiro do mundo. Cata ainda mais pela Seleção. Não tem onde: pulo... Maicon tem sido o melhor lateral do planeta. Daniel Alves tem entrado bem em qualquer função. Passo... Na zaga, Lúcio só é discutido por Van Gaal. Juan, quando não se machuca, é o melhor de todos. E os reservas (Miranda ou Luisão) têm sido precisos, como foi o segundo em Rosário. Na esquerda, André Santos tem se superado. Não é o ideal (Fábio Aurélio?).
Mas o Brasil precisa ter algum problema... Gilberto Silva tem funcionado mais que as críticas e os narizes torcidos. Felipe Melo é achado de Dunga. Inamovível. Irrepreensível. Como Kaká. Como Elano na bola parada, e mesmo na rolada tem se esforçado. Na frente, Luís Fabiano tem sido fabuloso. Outra bola dentro de Dunga.

Falta um dos 11. O camisa 11. Aquele que já foi o número um do Dunga. Aquele que mais jogou com Dunga. Aquele que não tem jogado 11% do que joga. Aquele que precisa saber que nem Kaká teve camisa cativa. Aquele que ainda pode cativar. Aquele Robinho que ainda pode voltar a ser Robinho. Como o Brasil de Dunga voltou a ser dos melhores Brasis."

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Nosso lugar é aqui

Estive semana passada em Minas Gerais, em visita a meu pai que está enfermo e que reclamou a minha presença. Voltei então à minha terra natal em uma visita que há muito não acontecia. Pude ver algumas transformações positivas que demonstram um progresso na cidade em que nasci e cresci. Mas, nada comparável ao estupendo crescimento que vivenciamos em Parauapebas e que me dá convicção de que estamos em um lugar realmente diferente, com uma realidade sem igual. Para mim, o grande mérito desse lugar é a capacidade de oferecer oportunidades a quem aqui chega.
Quando saímos daqui para passar alguns dias fora, podemos perceber que o avanço do progresso de uma cidade é mesmo impulsionado pela força do trabalho e da motivação de seus habitantes. Tudo o que acontece em Parauapebas de positivo impulsiona cada um dos seus habitantes a querer sempre mais e melhor para si e para a própria cidade.Cada dia que passa me mostra que a solidariedade, mais que um sentimento nobre, é um sinônimo de inteligência.
Se sou comerciante, quanto mais as pessoas desta cidade se desenvolverem economicamente, melhor para mim, que colherei os frutos deste progresso. E assim o é em todos as modalidades profissionais. Por isso é que temos visto chegarem na cidade, vários profissionais e de todos os ramos em busca de um presente e de um futuro melhor.
Chegamos, nos estabelecemos, criamos vínculos, formamos famílias, exercitamos o sagrado dom da convivência fraterna e adotamos este lugar como nosso. E assim, passamos a ser elos de uma corrente positiva que de forma natural, traz essa energia pulsante do progresso que hoje domina Parauapebas.
Logicamente que existem os percalços que toda e qualquer cidade em expansão vivencia mas a aura de cidade que acolhe os que chegam é que faz essa cidade ser especial. Se passo alguns tempo sem visitar algum bairro e volto depois de alguns meses, vejo casas sendo erguidas, comércios sendo abertos, pessoas se movimentando com uma velocidade tal que nos anima a acompanhar tal crescimento. Isso impressiona e faz com que nos sintamos parte desta metamorfose pois somos uma cidade jovem, consolidando ainda o nosso lugar de destaque no Estado e até mesmo no Brasil.