sábado, 31 de outubro de 2009

Jogos dos povos indígenas devem reunir 1.300 participantes no Pará

A 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, ( veja imagens) que acontece de 31 de outubro a 7 de novembro em Paragominas, no Pará, deve reunir cerca de 1.300 pessoas, segundo o Ministério dos Esportes. Além de vários grupos indígenas brasileiros, participam delegações do Canadá, Austrália e Guiana Francesa.A abertura oficial ocorre às 17h30 de sábado (31), na Arena Círculo Indígena. Um total de 28 ocas compõem a Vila Olímpica que irá abrigar os povos. Até 6.000 pessoas poderão assistir às competições nas arquibancadas.

A arena dos jogos no Parque Ambiental receberá 8 das 10 modalidades. As modalidades tradicionais de arco e flexa, arremesso de lança, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo, corrida de tora e natação/travessia serão disputadas no espaço.Já o futebol, mesmo sendo praticado em todas as aldeias brasileiras e de ter origem não-indígena (jogos ocidentais), será disputado em espaços físicos fora do Parque Ambiental.


O parque de Exposição de Paragominas receberá as competições masculinas de futebol, e o Estádio João Gomes, as femininas. Haverá também os jogos demonstrativos. Serão apresentados aos visitantes atividades como lutas corporais, corrida de tora e zarabatana, entre outras. Os Jogos dos Povos Indígenas são realizados desde 1996.


Do UOL Notícias - Em São Paulo

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Eta mineirim, 'bicho' desconfiado...

Um mineiro comprou uma câmera digital e levou para seu sítio. Chegando lá, mostrou aquela novidade para todos.Nunca ninguém tinha visto algo igual. O mineirinho pra mostrar que sabia tirar retrato, diz:
-Pessoár, todo mundo pra-per-da-cerca-di-arami farpadi logo ali, pro-modi-qui vô tirá umas foto docêis!!!
(Traduzindo o mineirês: "pessoal, vá para perto da cerca de arame farpado logo ali, porque vou tirar umas fotos de vocês!")
Então, ele programa o temporizador, clica e corre pra junto de todos. Nessa hora, quando os outros o vêem correr na direção deles, todos saem correndo também. Atravessam a cerca de arame farpado, rasgando-se todos. Foi um salve-se quem puder!
Depois desse desastre, o mineirinho pergunta:- UÁI, qué qui aconteceu, uai?!?
E sua tia, com as duas orelhas cortadas, roupa toda rasgada, responde:
- Se ocê qui cunhece esse trem ficou cum medo i correu, imagine nóis, qui num cunhece... uai!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Curta Carajás

Estão abertas as inscrições para as oficinas de Roteiro e Direção, Produção e Fotografia oferecidas pelo Curta Carajás – Festival de Cinema de Parauapebas. Os interessados deverão procurar a Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas até o dia 30 de outubro e preencher a ficha de inscrição.
É a primeira edição do festival, que irá premiar as melhores produções nacionais do cinema de curta-metragem.O Curta Carajás é promovido pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, em parceria com o Labirinto Cinema Clube e Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará ABDeC-PA. O festival será realizado de 10 a 14 de novembro

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Delegacia Virtual : BO pela internet

Já está em funcionamento a delegacia virtual da região no estado do Pará, inaugurada pela Polícia Civil do Pará. A delegacia do Pará permite o registro online de pequenas ocorrências, como furto de celular ou extravio de documentos, com direito inclusive a comprovante. A ocorrência pode ser encaminhada de qualquer parte do Pará, do Brasil e até do exterior. A novidade permite a liberação dos investigadores de polícia para outras atividades, mesmo porque 60% das ocorrências em delegacias acontecem por conta de pequenos fatos que não exigem “procedimentos e investigações posteriores”.

Logo após entrar na página da Internet http://www.delegaciavirtual.pa.gov.br/, o cidadão é informado que “falsa comunicação é crime” e que o computador está identificado. É preciso também fazer um cadastro de identificação pessoal. Depois, há um espaço para registrar a ocorrência. Em seguida, a pessoa pode receber a confirmação para impressão imediata ou então através do e-mail para usar como comprovante. Todas as delegacias do Estado estão interligadas pela Internet.

Cartório 24 horas

Cartório 24 horas

Quem quiser tirar uma 2ª via da certidão de nascimento ou de casamento, não precisa mais ir até um cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila. O cartório eletrônico, já está no ar. Nele você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet. Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

Veja aqui

Vale tem ação com maior liquidez da América Latina

A Vale tomou o lugar da Petrobras de ação com maior liquidez da América Latina. Em outubro, o volume médio diário do papel preferencial da mineradora superou em mais de R$ 70 milhões o da estatal. Entre as possíveis causas para o movimento estão o aumento da importação de minério de ferro da China, a compra expressiva dos papéis da mineradora pelo Opportunity e, por fim, as intenções de Eike Batista de adquirir a participação da Bradespar na empresa.

É a segunda vez no ano que a Vale ganha da Petrobras o posto de mais negociada na região, mas antes a diferença foi bem menor, de R$ 13,8 milhões, em julho. Os dados são da consultoria Economática, compilados com exclusividade para o iG, e levam em conta a média diária acumulada das duas ações até ontem.

Ricardo Martins, da Planner Corretora, acredita que o fato de as importações chinesas terem crescido 60% de agosto para setembro fizeram o mercado enxergar a possibilidade de um resultado melhor da Vale no terceiro trimestre. “É um indicador que demonstra o apetite da China, principal comprador do minério da companhia. Se a China mantiver o ritmo, melhor para Vale”, afirmou.

Lula é o cara?

Lula é o cara. O chapa de Obama. Obama, o cara. "This is my man, right here, I love this guy", jorrou o presidente dos Estados Unidos na cúpula do G-20, no mês de abril, em Londres. E ainda completou: "É o político mais popular da Terra."
(Por ora, sem o ronco da cuíca). Na tradução da BBC, Lula é o cara. Subindo o tom, cheio de chinfra, Barack Obama alardeou a "boa-pinta" do colega. (Agora, sim, a cuíca).


Depois, Lula brincou: Obama bem que podia ser "baiano". Jogados assim, com charme, os confetes maltrataram o coração dos opositores do pernambucano de Garanhuns. Como na marchinha de Mário Lago, o mundo debate a sinceridade de "Aurora". De Obama, o chapa. O deputado federal ACM Neto (DEM-BA) não acha que Lula é o cara. Afina o discurso e vê com naturalidade, ham-hum, o elogio internacional.


- Eu acho que, primeiro, dentro de um ambiente daquele, do G-20, onde os presidentes discutiram as saídas para a crise, é natural esse tipo de declaração, não tem nada demais. Acho natural.


Frasista afiado, o senador Arthur Virgilio (PSDB-AM) está longe de chamar o presidente de "my man", mas reconhece:
- Foi simpático.
Não, Virgilio não foi sintético. Depois de reconhecer a simpatia, recuperou o fel.
- Se ele estabelece uma relação pessoal com o presidente Obama, levando adiante a boa relação que tinha com Bush, semelhante à que o presidente Fernando Henrique Cardoso tinha com o Clinton, é bom pro Brasil. Mas, eu precisava conhecer melhor o presidente Obama. Não sei o tom, o que está em jogo... Não é um concurso pra ver quem fica popular. A crise transforma todos eles em impopulares. Ninguém é candidato a Xuxa nem a Roberto Carlos.
Epa, epa. Há divergência no terreiro. Convidada a opinar, do alto do edifício Chopin, no Rio de Janeiro, a socialite


Narcisa Tamborindeguy rebate:
- O que ele quer dizer com isso? É de Xuxa pra cima! Claro que é. Política é popularidade. Você nunca vai ganhar nada sem popularidade. Eles têm inveja.


Lula conquistou Obama, que encantou Narcisa, que se enamorou por Lula.


- Super-simpático. Amei o elogio de Obama. E são os dois bem diferentes, um negro e um outro que não fez faculdade. Simpatizo mais depois que o Obrack simpatizou. São os dois mais diferentes do mundo. Ele é o cara. Se Obama falou, é o cara. Sou Lula. Para a socialite, o presidente americano dá um show de "elegância e poder". E, olhaí rapaziada, começa a ver charme em Lula:


- Adorei ele dizer que é chique emprestar ao FMI - confessa Narcisa.
De volta a ACM Neto, rápido. O congressista democrata elenca ponderações. Como se entrasse num saloon, saca um argumento de descabelar petistas. FHC é o cara.


- Quem primeiro posicionou o Brasil, internacionalmente, foi o presidente FHC. Lula desfruta desse esforço do passado, recebe os louros de decisões que foram tomadas no passado. Deve-se essa posição à força do País, da sua economia, ao esforço de anos. Na caixa de comentários do blog "Obra em Progresso", o compositor Caetano Veloso, que traduziu um artigo de Maureen Dowd, do New York Times, sobre Lula e os "olhos azuis" da crise, fez questão de registrar:


- Publiquei o texto de Maureen Dowd porque me interessa muito o fato de Lula estar bombando. Gosto muito disso. Somos espirituais.
"Tem algum melhor?"
"Amigo demais" de Lula, Damião Macedo reside num bairro popular de Salvador e trabalha como contínuo num jornal local. Damião não tem dúvida:
- Lula é o cara mesmo. Tem algum melhor? Antes de ser presidente, ele ia sempre lá na minha rua - garante. Não tenho nada contra Lula, tenho contra quem faz as coisas erradas e não assume. Zé Dirceu fez merda, Genoíno fez merda, Delúbio foi na usura demais...


Em 2002, o então candidato Lula abraçou o "amigo baiano", ao encontrá-lo pela primeira e única vez na redação do jornal A Tarde. Damião gritou:
- Lula, se eu já votava em você quando perdia, imagina agora que você vai ganhar!
Guarda uma queixa dos assessores do "cara":
- Eu sou o cara junto com ele. Tenho acesso a Lula em tudo que é canto. Anotei os números dele. Já liguei muitas vezes. O problema é que não passam a ligação...
Via das dúvidas, pediu ao jornalista Levi Vasconcelos pra escrever um bilhete ao presidente da República, em recente visita à Bahia: "Lula, aqui é seu amigo Damião. Preciso falar urgente com você. Se estiver em Salvador, me ligue nesses números..." O assunto é pessoal.


"Vértice do mundo"
Opositor de Lula, o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) acredita em resultados diplomáticos positivos após as juras de amizade dos dois presidentes.
- Acho que é muito positivo, ambos são pessoas muito simpáticas. A amizade deles pode fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos.
OK, mas Obama foi sincero?
- A gente faz saudações de simpatia... Ele não fez uma pesquisa de simpatia no planeta pra ver quem é popular. Mas, nem sempre quando você é simpático, você é sincero. É a vontade de agradar - avalia Gabeira.



O tropicalista Jorge Mautner guarda uma interpretação histórica do fortalecimento da liderança do Brasil no mundo. Mautner curtiu o gesto de Obama e recebe "com a maior felicidade a realização do sempre falado papel do presidente Lula como o maior estadista do século 21, de um Brasil universal". O autor de "Maracatu atômico" e "O Vampiro" analisa as origens dessa vocação universalista:



- A importância vem de muitos fatores, do que se fabricou aqui. José Bonifácio de Andrada e Silva ("Patriarca da Independência") falava de nossa "amálgama" tão difícil de ser feita, em relação a outros povos. Temos essa amálgama, os outros têm diversidade. Amálgama é miscigenação, é mistura. Mas, além de mistura, é a capacidade do brasileiro de interpretar tudo num instante, admitir nessa interpretação os pensamentos contrários e abrir a possibilidade do caminho do meio.

Lula é mesmo "o cara"...




terça-feira, 27 de outubro de 2009

Modernidade

Essa é uma dica engraçada e ao mesmo tempo interessante do Max Gheringer, (aquele palestrante que tem inúmeras colunas pela imprensa afora e possui inclusive um quadro no Fantástico), em entrevista na Rádio CBN. Ele estava falando sobre o mercado de trabalho:



'Existem muitos gurus que sabem dar respostas criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho. Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

Pergunto: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?
Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do seu trabalho.





Segunda pergunta: O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá lo a levantar-se.






Terceira pergunta: Que conselho o Sr dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.




Quarta pergunta: E para os funcionários que tem Chefes centralizadores e perversos?
Reposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.


Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.




Aí o Max Gheringher esclareceu:
"Belas e sábias respostas. Eu só queria me desculpar pelo fato de que não existe nenhum Reynold Remhn. Eu o inventei." "Todas as respostas, embora extremamente atuais foram retiradas de um livro escrito há 2.300 anos: o ECLESIASTES. Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse interesse em continuar lendo, pois se trata de um livro da Bíblia."

3 músicas, 3 histórias...

A letra abaixo foi escrita em 1973, por Edson Trindade e a música ficou famosa na voz de Tim Maia. Em qualquer roda que tenha um violão, é imprescindível a sua lembrança. Poucos sabem a sua história; a letra não é para uma namorada ou coisa assim. Edson a compôs depois que perdeu a filha em um acidente.

"Não sei por que você se foi.
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar...
Você marcou a minha vida
Viveu morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate
E eu gostava tanto de você...
Gostava tanto de você...
Eu corro e fujo desta sombra
Em sonhos vejo esse passado
E na parede do meu quarto
Ainda esta o seu retrato
Não quero ver para não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você
E eu gostava tanto de você...
Gostava tanto de você...
"O MUNDO É UM MOINHO"

Essa outra famosa música, "O Mundo é um Moinho", Cartola não compôs para um amor perdido ou algo semelhante e sim, depois que soube que sua filha era prostituta. Vejam como a letra faz sentido depois que sabemos a história:
"Ainda é cedo, amor...
Mal começaste a conhecer a vida,
Já anuncias a hora de partida,
Sem saber mesmo o rumo que irás tomar...
Presta atenção, querida,
embora eu saiba que estás resolvida
Em cada esquina cai um pouco a tua vida
Em pouco tempo não serás mais o que és...
Ouça-me bem, amor.
Presta atenção, o mundo é um moinho...
Vai triturar teus sonhos tão mesquinhos
Vai reduzir as ilusões a pó...
Presta atenção, querida,
De cada amor tu herdarás só o cinismo
Quando notares estás à beira do abismo
Abismo que cavaste com os teus pés."
A HISTÓRIA DA MÚSICA 'FLOR DE LIZ'

Djavan teve uma mulher chamada Maria, os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teria que optar por sua mulher ou por sua filha... Ele pediu ao médico que fizesse tudo que pudesse para salvar as duas, mas o destino foi duro e a mulher e a filha faleceram no parto. Agora é possível 'sentir' a letra da música. Conhecendo esta breve história passamos a ouvir a música sob novo contexto, entendendo como a dor pode ser transformada em poema e arte:
"Valei-me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor, eu sei que o erro aconteceu.
Mas não sei o que fez, tudo mudar de vez.
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei, que amei, que amei, que amei.
Será talvez que a minha ilusão,
Foi dar meu coração,
Com toda força,
Pra essa moça me fazer feliz,
E o destino não quis,
Me ver como raiz, de uma flor de Liz.
E foi assim que eu vi nosso amor na poeira, poeira.
Morto na beleza fria de Maria.
E o meu jardim da vida ressecou e morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu.
E o meu jardim da vida ressecou, morreu.
Do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu..."

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Verdades Simples

Provérbio é frase bem formada, de sentido claro, simples e imediatamente compreensível. Expressa um pensamento, uma opinião, um conselho, uma advertência, um princípio, um ensinamento, uma norma de conduta, uma súmula de vida. Faz parte da tradição de um povo, a ele pertence como algo universalmente aceito. Tem uma sabedoria interessante, que de tão evidente, encanta de imediato pela verdade transparente que mostra. Olha só:

"Deus, às vezes, castiga os homens, enriquecendo-os..." ( muitas pessoas não sabem utilizar a fortuna e ela se transforma em seu próprio calvário e infelicidade)

"Deus não impôs aos ignorantes a obrigação de aprender sem antes ter tomado aos que sabem, o juramento de ensinar." ( existe resposta para toda pergunta, para cada dúvida um esclarecimento)

"Senta-te, quando pequeno onde deves e sentar-te-á, quando grande, onde queres" (trabalha de forma humilde e persistente para merecer chegar em um lugar melhor)

Perguntaram a uma árvore cheia de frutos: Porque não fazes nenhum barulho? Ela respondeu: Meus frutos são propaganda suficiente para mim." ( Existem coisas que não é necessário alardear nem propagar)


"Um mudo sensato vale mais do que um tolo que fala" ( sem comentários)

Vale define siderúrgica no Pará

Já está pronto o memorando de intenções para a construção da usina siderúrgica da Vale no Pará. Falta só a definição da agenda do presidente Lula para que Roger Agnelli, presidente da empresa, e Ana Júlia Carepa (PT), governadora do Estado, oficializem o anúncio. Batizada de Aços Laminados do Pará, a siderúrgica da Vale está orçada em US$ 5 bilhões. Categoria(s): Indústria Tags: , , , , , , ,

FONOAUDIÓLOGOS E PEDIATRAS DEBATEM CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL

" Proporcionar à criança a oportunidade de um desenvolvimento infantil saudável desde a gestação, o nascimento e a sua entrada na fase da adolescência são passos determinantes que podem oferecer a construção de pilares estruturantes da formação de um cidadão participativo, produtivo e integrado socialmente.
Com estes desafios, a Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), juntamente com a Associação dos Fonoaudiólogos do Estado do Pará (Afepa), realizam de 5 a 7 de novembro de 2009, na sede do Computer Hall, o Fonoped, evento que compreenderá o I Congresso Paraense Multidisciplinar de Crescimento e Desenvolvimento Infantil, I Congresso Internacional de Audição e Linguagem, o IV Fórum Amazônico Multidisciplinar sobre Audição e Deficiência Auditiva e o I Fórum sobre Desenvolvimento Infantil para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Cuidadores de Creches.

A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (SPP), Amira Figueiras, afirma que o objetivo do Fonoped é integrar profissionais e especialistas de vários países para aprofundar a construção e o intercâmbio de conhecimentos visando aprimorar as políticas públicas para fortalecer o crescimento e o desenvolvimento infantil brasileiro e amazônico. “Fortalecer e intensificar o olhar profissional para a atenção primária à saúde é reduzir os índices de mortalidade infantil, além de atualizar os conhecimentos na detecção precoce e terapia dos distúrbios da fala, linguagem e audição com o uso de métodos e tecnologias práticas, cientificamente bem fundamentadas e socialmente justas. Neste sentido, os ganhos são universais para os indivíduos, as famílias, o poder público e a sociedade”, enfatiza Amira.

A programação científica do Fonoped é composta 23 conferências nacionais e internacionais, 18 mesas-redondas e sete cursos com especialistas do México e Argentina. Os conteúdos do Fonoped são direcionados para pediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, nutricionistas, assistentes sociais, pais de crianças com deficiência e outros profissionais e universitários que atuam com crianças e adolescentes.
Para que o desenvolvimento neuropsicomotor e social da criança ocorra de forma integrada, Socorro Machado, da Associação dos Fonoaudiólogos do Estado do Pará (Afepa), afirma que são necessários esforços na formulação de políticas adequadas de saúde, educação, assistência, garantia de direitos e distribuição de renda, até a atuação da família com seu papel de proteção, cuidados e satisfação de suas necessidades imediatas.
“As deliberações do Fonoped serão fundamentais para construir estes indicadores que servirão de base para novas práticas profissionais e sociais, além de reverterem os dados apresentados pelas estatísticas. No Brasil, aproximadamente 15 milhões de indivíduos possuem algum tipo de dificuldade auditiva, sendo 350 mil pessoas totalmente surdas”, alerta.

Dados Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 42 milhões de pessoas com idade acima de três anos são portadoras de algum tipo de deficiência auditiva, de grau moderado a profundo. Em 2000, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostravam que 3,4% da população brasileira e 3% da população paraense apresentavam alguma deficiência auditiva, diz Socorro. Ela defende que os profissionais médicos podem interferir neste cenário com um olhar holístico desde o início da gravidez. “Eles podem desde a vida intrauterina intervir preventivamente e alertar, por exemplo, sobre as doenças que podem interferir no desenvolvimento auditivo do bebê ou detectar riscos para a audição”, explica.

O evento tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), da Organização Pan-Americana de Saúde e da Nestlé Nutrição, além de instâncias governamentais da União, Estado e Município e entidades não governamentais. As inscrições podem ser feitas diretamente no site da Fonoped - http://www.fonoped.com.br/ e maiores informações na Sociedade Paraense de Pediatria, http://www.sopape.com.br/. "


Contatos para entrevistas:

Pediatra Amira Figueiras: 8897.8111
Pediatra Isabel Souza: 8121 8984
Neuropediatra Helena Feio - 8117 6490
Secretaria da Sociedade Paraense de Pediatria (Adriana): 8897.9111
Fonoaudióloga Larissa Martins: 9615.5225
Fonoaudióloga Socorro Machado: 81477574
Fonoaudióloga Francisca Araújo: 88171648
Secretaria da Associação dos Fonoaudiólogos do Pará: 3212.2617

Matéria enviada pelo jornalista Kid dos Reis - (091-9942 1171)

domingo, 25 de outubro de 2009

Tô acreditando também...

Depois de declarar durante a semana que o Atlético-MG será o campeão brasileiro, o técnico Celso Roth, como não poderia deixar de ser, manteve o otimismo após o triunfo por 1 a 0 sobre o Vitória, no Mineirão, resultado que deixou o Galo a um ponto do líder Palmeiras.

"Eu já trabalhei com vários grupos diferentes que também passaram por momentos especiais. E o momento desse grupo atual do Atlético-MG é mesmo especial", comemorou o treinador. "Pela situação em que encontramos esses jogadores quando chegamos aqui e pela reformulação que foi feita, aí entrando o trabalho da diretoria, estamos caminhando para um final de ano feliz para os jogadores e para esta torcida que tanto nos apoia", completou.

Mas nem tudo era alegria para Roth. O técnico admitiu que o Atlético deixou a desejar contra o Vitória. "Não fomos bem. No primeiro o time foi mais equilibrado, no segundo caiu, a marcação não encaixou. Mas o importante era ganhar o jogo em casa e foi isso que nós fizemos", ressalvou.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Mistura Fina


Pôr do Sol em Parauapebas, Bairro Novo Brasil


Tudo o que ouço falar atualmente a respeito de Parauapebas é no sentido de uma grande mudança estrutural que vem vindo por aí e já está acontecendo. Loteamentos e loteamentos se abrindo e, consequentemente, aquecimento comercial, aumento de população etc, etc e etc.

Percebo então que é preciso que não apenas a cidade cresça. Precisamos também crescer junto com a cidade, deixando cada vez mais aquela mentalidade diminuta ir ficando para trás e junto dela, os recalques, preconceitos e baboseiras do tipo. Toda sociedade somente se ergue de verdade não apenas pela força de um poderio econômico mas pela energia e ânimo de sua população.

Chegamos em um ponto onde não há como frear o crescimento natural da cidade (em todos os níveis), mas podemos trabalhar a nossa auto estima para não ficarmos apenas sendo meros receptores. Tudo o que vem acontecendo – ou vai acontecer- somente se realizará não apenas pelas riquezas que estão debaixo do solo.

Caso alguém assim acredite, pode ter certeza de que tal pensamento é um engano. A comunidade que foi construída nesta cidade é futurista. É o contrário de tudo aquilo que o tolo do Hilter pregava na Alemanha nazista. Somos a mistura, o tempero certo do sucesso, a união das raças, o ponto de encontro das diferenças que se unem e conseguem conviver harmoniosamente. Isto não é política partidária mas é a própria política humana, no melhor sentido.

Esta é a fórmula ideal para o desenvolvimento de qualquer lugar. Eu mesmo reparo em coisas que só acontecem aqui. A maioria das pessoas que chegam para fixar residência em Parauapebas, com pouco dias já se sentem integrados à cidade, tratando-a intimamente de “Peba”, participando dos seus problemas, interagindo facilmente com as pessoas.

Uma das grandes vantagens das pessoas que aqui residem é que a identidade da grande maioria se interliga no motivo que as trouxe para cá: A Luta. Parauapebas não é um balneário com locais paradisíacos onde as pessoas ficam o dia inteiro se regozijando sem nada fazer.

Aliás, para aquele que não quer trabalhar, este lugar não traz nenhum atrativo. Até mesmo pelo ritmo das pessoas na rua pode-se perceber que a nossa característica é a realização e isso é muito bom. A luta pela sobrevivência reduz a soberba, o orgulho e a humilhação.

Em algumas cidades cultua-se tradicionalismos baseados nas antiguidades das famílias, o que ressalta as diferenças sociais, dividindo as pessoas desde o seu nascimento, o que é ridículo. Aqui nós temos a oportunidade de cortar desde cedo o cordão umbilical e sermos nós mesmos, construindo cada um, a sua própria história. Que o futuro nos encontre de cabeça erguida.

BEBA ÁGUA!

Funções da Água:

1. Ajuda no bom funcionamento do organismo para melhorar seu desempenho durante o dia.

2. É importante para o funcionamento regular do intestino.

3. É fundamental no transporte de nutrientes e na eliminação das toxinas do organismo.

4. Colabora na manutenção da temperatura corporal.



Cuidados:


1. Sentir sede já significa 1% de perda corporal de água, portanto beber água é um hábito saudável que deve ser praticado por todas as pessoas.

2. É um erro beber água apenas quando se tem sede.

3. Observe sempre a cor da urina, quanto mais escura e concentrada, maior a necessidade de beber água.

4. Procure sempre conhecer a qualidade da água que esta bebendo.


Como aumentar a sua ingestão de água:


1. Deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula ou no carro.

2. Comece o dia bebendo um copo de água... e nunca chegue ao final dele com menos de oito copos..

Cura do câncer

A quimioterapia não é o único caminho para eliminar o câncer; finalmente eis que se chega um meio alternativo e eficiente para este combate.
Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.
Veja aqui a reportagem completa, que é muito interessante!

PT e PMDB

O pré-acordo eleitoral formalizado ontem entre o PT e o PMDB para as eleições 2010 vai garantir à pré-candidatura à Presidência da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o dobro de tempo de propaganda gratuita na TV, informam Letícia Sander e Fábio Zanini em reportagem publicada nesta quarta-feira na Folha.
O interesse do PT está no fato de o PMDB ser hoje a principal legenda do país, com o maior número de prefeitos e congressistas. Por isso, tem o maior tempo de TV no horário eleitoral gratuito da campanha.

Segundo a reportagem, o PMDB pode chegar a ter 16% do tempo semanal de propaganda na TV. O PT teria 15% e o PSDB, 13%. Isso levando em consideração a hipótese de sete candidaturas à Presidência: Dilma, o governador José Serra (PSDB-SP), a senadora Marina Silva (PV-AC), o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e mais três candidaturas de partidos nanicos.

O pré-acordo PT-PMDB foi formalizado ontem durante jantar no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na presença da cúpula dos dois partidos, o PT ofereceu a vice-presidência na chapa de Dilma ao PMDB. O nome mais cotado para a vaga é o do presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP).
Mais aqui

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Ranking Geral do IDH

O Brasil manteve-se estável, na 75ª posição, no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Trata-se de um indicador que a ONU divulga anualmente e que compara a qualidade de vida da população de 182 países.

O Brasil aparece na lista espremido entre Granada (74ª colocada) e Bósnia e Herzegovina (76ª).







segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O idiota da aldeia


Eu li um artigo publicado pelo Arnaldo Jabor, onde ele relata a pequena história: “Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas. Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 REIS e outra menor, de 2.000 REIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos. Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos. Respondeu o tolo assim: - Eu sei... Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda. "

Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa. A primeira: Quem parece idiota, nem sempre é.

A segunda: Quais eram os verdadeiros idiotas da história?

A terceira: Se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.

Mas a conclusão mais interessante é: A percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.

Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos. O maior prazer de uma pessoa inteligente é bancar o idiota, diante de um idiota que banca o inteligente."


Essa historieta é realmente interessante porque a nossa sociedade está repleta daquelas pessoas que “se acham”, menosprezando ou mesmo ignorando o pensamento de outras sobre as quais se acham superiores. Isso é um vício espalhado por todo o mundo.

Todos nós vimos e o mundo se escandalizou com o tratamento que os espanhóis deram para os brasileiros, que queriam entrar naquele País. Isso foi mostrado pela televisão há um ano e meio atrás. Humilharam, menosprezaram, fizeram chacotas e ofensas e quando não tinham mais nada para fazer, mandaram os brasileiros de volta, deportando-os como mercadorias estragadas. Os espanhóis entraram naquele círculo vicioso do complexo de superioridade às avessas.

A Europa os tem como um País menor e por conseqüência, eles atacam quem julgam “inferiores”. É uma praga! Os franceses se acham superiores aos ingleses, que se acham melhores que os espanhóis, que se sentem melhores que os brasileiros, que se acham melhores que os argentinos e, infelizmente, por aí vai.

Mas, não podemos querer fazer disso um cavalo de batalha, tratando os espanhóis com a mesma moeda porque assim estaremos nos igualando a eles no que eles tem de pior ( e foi justamente isso que aconteceu).

Não é demais lembrar que aqui mesmo em Parauapebas, algumas pessoas se acham no direito de criticar e menosprezar as pessoas nascidas no nosso vizinho estado do Maranhão, com piadinhas sem graça e comentários indecorosos e grosseiros.

A nossa sorte é que os amigos maranhenses são da paz, gente da melhor qualidade que andam sempre com um sorriso no rosto e uma vontade danada de crescer junto com Parauapebas.

Tu ainda sabes falar assim??

Texto do Pasquale Cipro Neto

" Estive em Belém, capital do Pará para proferir duas conferências. Tudo ótimo, do pessoal que organizou o evento as inúmeras pessoas que compareceram e assistiram as palestras. É claro que nessas ocasiões presto muita atenção no que ouço. Nada de procurar erros, pelo amor de Deus! O que me fascina não é descobrir as particularidades da linguagem de cada comunidade, de cada grupo social. E a linguagem dos paraenses - mais especificamente a dos belenenses - é particularmente interessante.

'Queres água?', perguntava educadamente uma das pessoas que participaram da equipe de apoio. O pronome 'tu', da segunda pessoa do singular, é comum na fala dos habitantes de Belém. Com um detalhe: o verbo conjugado de acordo com o que prega a gramática normativa, ou, se você preferir, exatamente como se verifica na linguagem oral em Portugal.

Em Lisboa e em Belém, é muito comum ouvir 'Foste lá?', Fizeste o que pedi?', 'Trouxeste o livro?', 'Queres água?', 'Sabes onde fica a rua?'. Inevitável lembrar uma canção de uma dupla da terra, Paulo André e Rui Barata ('Beira de mar, como um resto de sol no mar, como a brisa na preamar, tu te foste de mim'). 'Tu te foste', diz a letra, certamente escrita assim pelo letrista Rui Barata, exatamente como dizem as pessoas em Belém. A cantora Fafá de Belém, equivocadamente, gravou 'fostes'. Uma pena! 'Fostes' serve para vós: 'vós fostes'.

O que se ouve em Belém - 'foste', 'fizeste', 'queres' - não é comum em qualquer região do paí­s. Em boa parte do Brasil, é frequente o emprego do pronome 'tu' com o verbo conjugado na terceira pessoa: 'Tu fez?', 'Tu sempre faz isso?', 'Por que tu não estuda?', 'Tu comprou o remédio?'.

Para a gramática normativa, isso está errado. Se o pronome é 'tu', o verbo deve ser conjugado na segunda pessoa do singular: 'fizeste, fazes, estudas, compraste', nas frases anteriores.Na linguagem oral, a mistura de pessoas gramaticais ('Você fez o que te pedi?' ou 'Tu falou', por exemplo) é tão comum no Brasil que é impossí­vel não ficar surpreso quando se vai a Belém e se ouve a segunda pessoa do singular como se emprega em Portugal.

Aliás, Belém tem forte e visível influência portuguesa, a começaar pela bela arquitetura. Ainda segundo a gramática - e segundo o uso lusitano, vivíssimo - quando se usa 'tu', não se usa 'lhe'. E aí­ a roda pega, até em Belém, onde, apesar dos verbos e do sujeito na segunda pessoa, às vezes se ouve o pronome 'lhe': 'Foste lá? Eu lhe disse que devias ir'. Qual é o problema? O pronome 'lhe' se usa para 'você', 'senhor', 'senhora', 'Excelência', ou qualquer outro pronome de terceira pessoa. Na língua formal, 'tu' e 'lhe' não combinam.. Não custa repetir que todas essas observações tem como base a gramática normativa, que, na linguagem oral, ou seja, na fala, como se vê, não é aplicada integralmente em nenhum canto do Brasil. O que fazer? Nada de histeria. Nem tanto ao mar, nem tanto a terra.

Nada de imaginar que se deva exigir de todo brasileiro, na fala, o cumprimento irrestrito das normas lusitanas de uniformidade de tratamento. E nada de achar que não se deve ensinar isso nas escolas, que não se deve tocar no assunto. Afinal, a uniformidade de tratamento está nos clássicos brasileiros e portugueses, está na língua viva, oral de Portugal e de outros paí­ses de lí­ngua portuguesa. Está até na poesia brasileira deste século. E também na música popular da Bossa Nova ('Apelo', de Baden e Vinicius, por exemplo: 'Meu amor, não va¡s embora, vê a vida como chora, vê que triste esta canção; eu te peço: não te ausentes, pois a dor que agora sentes...') a Chico Buarque ('Acho que estás te fazendo de tonta, te dei meus olhos pra tomares conta, me conta agora como hei de partir' versos de 'Eu Te Amo', música de Tom Jobim e letra de Chico Buarque).

Não custa repetir: na língua culta, formal, é desejável a uniformidade de tratamento. Quando se usa tu, usam-se os pronomes te, ti, contigo, teu.

Quando se usa você, senhor, Excelência, usam-se os pronomes o, a, lhe, seu. E também não custa pesquisar um pouco, ler os clássicos e os modernos. Ou fazer uma bela viagem a Belém e lá tomar o tacacá. E ouvir algo como 'Fizeste o trabalho?'. Um beijo, Belém. Um forte abraço. "
(Texto publicado na Revista VEJA)

O que é o Twitter?

Muita gente quer saber o que é o Twitter. Trata-se de uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos. Pra começar você entra no site, cria uma conta e diz o que você está fazendo no momento. Pra ficar mais interessante é legal seguir seus amigos (entrando na página deles e clicando em follow).
Cada vez que você adiciona um amigo você começa a receber as mensagens deles. Quando você envia uma mensagem, todo mundo que te segue recebe a sua mensagem. Para enviar uma mensagem especificamente para uma pessoa coloque @usuariodapessoa no começo da sua mensagem.
Esta também é uma forma de forçar/faciliar alguém a ler sua mensagem, pois se ele não te segue ele não lerá o que você escreve. As mensagens desse tipo aparecem numa pasta em separado chamada Replies. Mais detalhes de configuração você encontra nesse artigo do G1. A facilidade de acessar o twitter de qualquer lugar faz com que a maioria dos acontecimentos seja anunciada primeiro no twitter e o fato de usar mensagens curtas faz com que isso seja transmitido e retransmitido rapidamente.
O terremoto em São Paulo por exemplo foi notificado às 21:02 no twitter, a notícia mais antiga que encontrei foi da Abril, às 21:53. E pra quem reclama de detalhes é só acompanhar o que todas as pessoas escreveram (e continuam escrevendo) sobre o assunto. Mas isso não resume o twitter, ele tem muitas funções úteis.Usando o celular:Um texto no twitter é limitado a 140 caracteres, essa limitação é para viabilizar a integração do twitter com mensagens de texto via celular (SMS), isso transforma o twitter numa plataforma acessível a 126 milhões de brasileiros.

18 de Outubro, Dia do Médico

COMO DEVE SER UM BOM MÉDICO...


" Escolhei de preferência um médico que jamais se mostre grosseiro, que nunca se irrite, salvo a vista de uma injustiça; que não desdenhe de pessoa alguma, salvo dos lisonjeadores; que tenha poucos amigos, mas por amigos, homens de coração; que deixe aos que sofrem a liberdade de se lastimarem; que jamais emita opinião sem prévia reflexão; que prescreva poucos medicamentos, a maioria das vezes um único, e em substância; que viva modestamente e retirado, afastado do ruído da multidão; que não dissimule o mérito de seus confrades e não faça auto-elogio; enfim, um amigo da ordem, da tranqüilidade, um homem de amor e de caridade. Antes de escolherdes um médico observai como ele se comporta com os doentes pobres e se, em seu gabinete, quando está só, se ocupa com trabalhos sérios. " (Samuel Hahnemann)

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Governadores da Amazônia Legal aprovam documento para Conferência do Clima

Os governadores da Amazônia Legal decidiram desenvolver ações para incluir nos debates da 15ª Conferência do Clima (COP-15), que será realizada em dezembro, em Copenhague (Dinamarca), a redução de emissões provenientes de desflorestamento e degradação, como um mecanismo que compense o país financeiramente por isso. Essa é a principal das dez propostas da Carta de Macapá, aprovada hoje (16) durante o encerramento do 6º Fórum de Governadores da Amazônia

Da Agência Brasil

REGISTRO CIVIL ÚNICO

A carteira de identidade, o passaporte, o CPF e a carteira de motorista são alguns dos documentos que passarão a ter o mesmo número de registro. A Lei 12.058 , que consta no post " dinheiro para os municípios" logo abaixo, também autoriza o registro civil único.
Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados. De acordo com a lei, a implementação do registro único deve começar dentro de um ano. O Poder Executivo terá 180 dias para regulamentação.

A União poderá firmar convênios com os estados e o Distrito Federal para implantar o número único e trocar os documentos antigos de identificação.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EDITAL DO CONCURSO

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE PARAUAPEBAS EM PDF

ABRA AQUI

Dinheiro para os municípios

A Lei 12. 058, de 13 de Outubro de 2009, dispõe sobre a prestação de apoio financeiro pela União aos entes federados que recebem recursos do Fundo de Participação dos Municípios - FPM, no exercício de 2009, com o objetivo de superar dificuldades financeiras emergenciais. Veja mais:
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º A União prestará apoio financeiro, no exercício de 2009, aos entes federados que recebem o Fundo de Participação dos Municípios - FPM, mediante entrega do valor correspondente à variação nominal negativa entre os valores creditados a título daquele Fundo nos exercícios de 2008 e 2009, antes da incidência de descontos de qualquer natureza, de acordo com os prazos e condições previstos nesta Lei e limitados à dotação orçamentária específica para essa finalidade, a ser fixada por meio de decreto do Poder Executivo.

§ 1º O valor referido no caput será calculado observando-se a variação negativa acumulada até o mês imediatamente anterior ao mês da entrega do apoio financeiro a cada ente federado, deduzidos os valores já entregues.
§ 2o O valor correspondente à variação negativa acumulada nos meses de janeiro a março de 2009 será entregue em parcela única até o dia 25 de maio de 2009.

§ 3º O valor correspondente à variação negativa acumulada nos meses de abril e maio de 2009 será entregue em parcela única até o 15o (décimo quinto) dia útil do mês de junho, no caso de haver disponibilidade orçamentária, ou até o 5o (quinto) dia útil após a aprovação dos respectivos créditos orçamentários.

§ 4º As entregas dos valores correspondentes às variações negativas registradas a partir do mês de junho de 2009 ocorrerão, mensalmente, até o 15o (décimo quinto) dia útil de cada mês, no caso de haver disponibilidade orçamentária, ou até o 5o (quinto) dia útil após a aprovação dos respectivos créditos orçamentários, na forma fixada pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

§ 5º O valor referente a cada ente será calculado pelo Banco do Brasil S.A. com base nas condições dispostas neste artigo e creditado em conta bancária específica criada para essa finalidade.

15 de Outubro, dia do Professor


O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil. No dia 15 de outubro de 1827 D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. (A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.)

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado:
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CONCURSO PMP

A Prefeitura Municipal de Parauapebas deve tornar público o edital do Concurso Público que será para os níveis médio e superior.

O edital vai estar aqui e/ou aqui a partir de 15/10/2009

Bem X Mal

Estou aqui em Parauapebas desde 1999 e nestes últimos anos, participei de pertinho da vida política da cidade e seus desdobramentos. Sempre me pautei pela discrição mas isso não me impediu de perceber que umas das características marcantes daqui é a polarização. A consequência disso é um acirramento desequilibrado de nervos por parte dos mais "apaixonados" pela política. Mistura-se sentimentos, cobra-se atitudes, desenterra-se velhos defuntos e procura-se defeitos tal como agulha em um palheiro: " Ele é feio", "Ele é bobo", " Ele é ladrão", "Ele é asqueroso" (para ficar no publicável). Isto é típico de uma velha forma de se fazer política, onde as ofensas pessoais se sobrepõem ao que de real interessa. No calor da batalha, corre-se o risco até mesmo de se esquecer o verdadeiro objetivo dela. Tenta-se transformar tudo na velha luta do bem contra o mal. A diferença é que o mal é o "outro", sempre. Mas, como eu venho aprendendo que o equilíbrio é uma busca-conquista diária, vou vendo as coisas do meu jeito e procurando compreender da melhor maneira possível.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mãe, sempre é seu dia!

A Carta (Carlos Drummond de Andrade)

Há muito tempo, sim, que não te escrevo.
Ficaram velhas todas as notícias.
Eu mesmo envelhecí:
Olha em relevo estes sinais em mim,
não das carícias(tão leves) que fazias no meu rosto:
são galopes, são espinhos,
são lembranças da vida a teu menino,
que ao sol-posto, perde a sabedoria das crianças.
A falta que me fazes não é tanto à hora de dormir,
quando dizias “Deus te abençoe”,
e a noite abria em sonho.
É quando, ao despertar, revejo a um canto
a noite acumulada de meus dias,
e sinto que estou vivo, e que não sonho.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Franz Kafka

Franz Kafka produziu pérolas da literatura mundial. Contos, cartas e diários constituem uma fortuna crítica que fizeram dele um baluarte do século XX. Sua característica vai da prosa ao romance, da ficção às narrativas do cotidiano. Seus escritos não se encaixam em nenhum estilo literário tradicional, o que torna seu “magistério” ainda mais peculiar.

A obra de Kafka deu vida a movimentos artísticos como o surrealismo, o existencialismo. Entre suas obras imortais estão a já mencionada Carta ao Pai, O Processo, A Metamorfose, Na Colonia Penal, O Castelo, além de O Veredicto e Um Artista da Fome. Kafka morreu a 3 de Junho de 1924, em Kierling, na Áustria, antes de morrer, Franz Kafka pediu a Max Brod que queimasse seus arquivos ainda não publicados (entre eles, O proceso), no que, felizmente, não foi atendido, para nosso bem e para riqueza da Literatura.

domingo, 11 de outubro de 2009

15.000 ACESSOS!

Chegamos aos 15.000 acessos! Agradeço aos amigos visitantes do blog!!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

VAIDADE

"Por que algumas pessoas desdenham o teu oceano e orgulham-se de seus regatos?"
"A vaidade cega, subtrai o bom senso, nos afasta da realidade e do que é possível para nós. A vaidade nos afasta da reflexão útil e nos leva a querer ganhar discussões.

Quanto maior a vaidade, maior a dependência que temos das outras pessoas. Assim, os outros se transformam nos "OUTROS", observadores todo-poderosos aos quais devemos obediência. O paradoxo é inevitável: para chamar a atenção deles temos que nos destacar, nos diferenciar. Se o fizermos de uma forma inaceitável, segundo os critérios deles, seremos objeto de chacota e ironia. Como fazer? Onde encontrar coragem para arriscar e "correr o risco" de desagradar os OUTROS? "

A liberdade que me encanta é a de termos segurança e força suficiente de abrir mão de nossas convicções para promover a PAZ.

Obama ganha o Nobel da Paz

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, venceu o prêmio Nobel da Paz por seus esforços para reduzir os estoques de armas nucleares e por seu trabalho pela paz mundial. Primeiro presidente americano de origem africana, Obama também trabalhou para reiniciar o estagnado processo de paz no Oriente Médio desde que assumiu o cargo, em janeiro deste ano
O comitê também citou os "esforços extraordinários" de Obama para "fortalecer a diplomacia e a cooperação entre os povos". O prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhões) será entregue em Oslo, a capital da Noruega, em 10 de dezembro.O anúncio causou surpresa.
Além de Obama, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, era um dos candidatos, mas ambos não eram tidos como favoritos. As indicações são feitas por milhares de pessoas de todo o mundo, tais como parlamentares, ministros, ganhadores de anos anteriores, professores universitários e membros de organizações internacionais. Os nomes são mantidos em segredo pelo comitê, mas alguns acabam vazando.
Nota do Blogger: O que Obama fez, realmente para merecer este Nobel da Paz? tantas pessoas tem atitudes mais humanitárias, mais pacificadoras. Parece mais uma compensação pela perda das Olimpíadas. Ê mundão de lobby!!

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Movimentações rumo a 2.010

BRASÍLIA (Reuters) - A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve se afastar do governo em fevereiro para cuidar da campanha da sucessão presidencial, cerca de um mês antes do limite determinado em lei, disse à Reuters o presidente nacional do PT.

O anúncio será feito durante a realização do quarto congresso do partido, segundo afirmou o deputado Ricardo Berzoini (SP).

"Homologada como candidata no último dia do congresso do PT, ela deve se afastar", contou o parlamentar.
O evento, realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro em Brasília, vai formalizar a candidatura de Dilma à Presidência da República. A política de alianças e a discussão do programa de governo também serão foco do encontro.

Clássicos da Literatura

Uma biblioteca virtual, com inúmeros títulos, clássicos da literatura brasileira e mundial, de graça, acessível a todos! São centenas de livros. Vejam:

1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 4. Dom Casmurro -Machado de Assis 5. Cancioneiro -Fernando Pessoa 6. Romeu e Julieta -William Shakespeare 7. A Cartomante -Machado de Assis 8. Mensagem -Fernando Pessoa 9. A Carteira -Machado de Assis 10. A Megera Domada -William Shakespeare 11. A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 12. Sonho de Uma Noite de Verao -William Shakespeare 13. O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 14. Dom Casmurro -Machado de Assis 15. Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 18. A Carta -Pero Vaz de Caminha 19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 20. Macbeth -William Shakespeare 21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 22. A Tempestade -William Shakespeare 23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa 24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare 29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 31. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 32. A Mao e a Luva -Machado de Assis 33. Arte Poética -Aristóteles 34. Conto de Inverno -William Shakespeare 35. Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 36. Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 37. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camoes 38. A Metamorfose -Franz Kafka 39. A Cartomante -Machado de Assis 40. Rei Lear -William Shakespeare 41. A Causa Secreta -Machado de Assis 42. Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 43. Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 44. Júlio César -William Shakespeare 45. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 46. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 47. Cancioneiro -Fernando Pessoa 48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundaçao Biblioteca Nacional 49. A Ela -Machado de Assis 50. O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 51. Dom Casmurro -Machado de Assis 52. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 53. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 54. Adao e Eva -Machado de Assis 55. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 56. A Chinela Turca -Machado de Assis 57. As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 58. Poemas Selecionados -Florbela Espanca 59. As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 60. Iracema -José de Alencar 61. A Mao e a Luva -Machado de Assis 62. Ricardo III -William Shakespeare 63. O Alienista -Machado de Assis 64. Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa 65. A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne 66. A Carteira -Machado de Assis 67. Primeiro Fausto -Fernando Pessoa 68. Senhora -José de Alencar 69. A Escrava Isaura -Bernardo Guimaraes 70. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 71. A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca 72. Sonetos -Luís Vaz de Camoes 73. Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos 74. Fausto -Johann Wolfgang von Goethe 75. Iracema -José de Alencar 76. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 77. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 78. O Guarani -José de Alencar 79. A Mulher de Preto -Machado de Assis 80. A Desobediencia Civil -Henry David Thoreau 81. A Alma Encantadora das Ruas -Joao do Rio 82. A Pianista -Machado de Assis 83. Poemas em Ingles -Fernando Pessoa 84. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 85. A Herança -Machado de Assis 86. A chave -Machado de Assis 87. Eu -Augusto dos Anjos 88. As Primaveras -Casimiro de Abreu 89. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 90. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 91. Quincas Borba -Machado de Assis 92. A Segunda Vida -Machado de Assis 93. Os Sertoes -Euclides da Cunha 94. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 95. O Alienista -Machado de Assis 96. Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra 97. Medida Por Medida -William Shakespeare 98. Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare 99. A Alma do Lázaro -José de Alencar 100. A Vida Eterna -Machado de Assis 101. A Causa Secreta -Machado de Assis 102. 14 de Julho na Roça -Raul Pompéia 103. Divina Comedia -Dante Alighieri 104. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 105. Coriolano -William Shakespeare 106. Astúcias de Marido -Machado de Assis 107. Senhora -José de Alencar 108. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 109. Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 110. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 111. A 'Nao-me-toques'! -Artur Azevedo 112. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 113. Obras Seletas -Rui Barbosa 114. A Mao e a Luva -Machado de Assis 115. Amor de Perdiçao -Camilo Castelo Branco 116. Aurora sem Dia -Machado de Assis 117. Édipo-Rei -Sófocles 118. O Abolicionismo -Joaquim Nabuco 119. Pai Contra Mae -Machado de Assis 120. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 121. Tito Andrônico -William Shakespeare 122. Adao e Eva -Machado de Assis 123. Os Sertoes -Euclides da Cunha 124. Esaú e Jacó -Machado de Assis 125. Don Quixote -Miguel de Cervantes 126. Camoes -Joaquim Nabuco 127. Antes que Cases -Machado de Assis 128. A melhor das noivas -Machado de Assis 129. Livro de Mágoas -Florbela Espanca 130. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 131. A Relíquia -José Maria Eça de Queirós 132. Helena -Machado de Assis 133. Contos -José Maria Eça de Queirós 134. A Sereníssima República -Machado de Assis 135. Iliada -Homero 136. Amor de Perdiçao -Camilo Castelo Branco 137. A Brasileira de Prazins -Camilo Castelo Branco 138. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camoes 139. Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 140. Ficçoes do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa 141. Anedota Pecuniária -Machado de Assis 142. A Carne -Júlio Ribeiro 143. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 144. Don Quijote -Miguel de Cervantes 145. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne 146. A Semana -Machado de Assis 147. A viúva Sobral -Machado de Assis 148. A Princesa de Babilônia -Voltaire 149. O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 150. Catálogo de Publicaçoes da Biblioteca Nacional -Fundaçao Biblioteca Nacional 151. Papéis Avulsos -Machado de Assis 152. Eterna Mágoa -Augusto dos Anjos 153. Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós 154. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 155. Anedota do Cabriolet -Machado de Assis 156. Cançao do Exílio < /a>-Antônio Gonçalves Dias 157. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 158. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 159. Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra 160. Almas Agradecidas -Machado de Assis 161. Cartas D'Amor - O Efemero Feminino -José Maria Eça de Queirós 162. Contos Fluminenses -Machado de Assis 163. Odisséia -Homero 164. Quincas Borba -Machado de Assis 165. A Mulher de Preto -Machado de Assis 166. Balas de Estalo -Machado de Assis 167. A Senhora do Galvao -Machado de Assis 168. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 169. A Inglezinha Barcelos -Machado de Assis 170. Capítulos de História Colonial (1500-1800) -Joao Capistrano de Abreu 171. CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca 172. Cinco Minutos -José de Alencar 173. Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 174. Lucíola -José de Alencar 175. A Parasita Azul -Machado de Assis 176. A Viuvinha -José de Alencar 177. Utopia -Thomas Morus 178. Missa do Galo -Machado de Assis 179. Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 180. História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero 181. Hamlet -William Shakespeare 182. A Ama-Seca -Artur Azevedo 183. O Espelho -Machado de Assis 184. Helena -Machado de Assis 185. As Academias de Siao -Machado de Assis 186. A Carne -Júlio Ribeiro 187. A Ilustre Casa de Ramires -José Maria Eça de Queirós 188. Como e Por Que Sou Romancista -José de Alencar 189. Antes da Missa -Machado de Assis 190. A Alma Encantadora das Ruas -Joao do Rio 191. A Carta -Pero Vaz de Caminha 192. LIVRO DE SÓROR SAUDADE -Florbela Espanca 193. A mulher Pálida -Machado de Assis 194. Americanas -Machado de Assis 195. Cândido -Voltaire 196. Viagens de Gulliver -Jonathan Swift 197. El Arte de la Guerra -Sun Tzu 198. Conto de Escola -Machado de Assis 199. Redondilhas -Luís Vaz de Camoes 200. Iluminuras -Arthur Rimbaud 201. Schopenhauer -Thomas Mann 202. Carolina -Casimiro de Abreu 203. A esfinge sem segredo -Oscar Wilde 204. Carta de Pero Vaz de Caminha. -Pero Vaz de Caminha 205. Memorial de Aires -Machado de Assis 206. Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto 207. A última receita -Machado de Assis 208. 7 Cançoes -Salomao Rovedo 209. Antologia -Antero de Quental 210. O Alienista -Machado de Assis 211. Outras Poesias -Augusto dos Anjos 212. Alma Inquieta -Olavo Bilac

Censura prévia da imprensa

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, se manifestou duramente contra a censura prévia e às tentativas de calar a imprensa, ao discutir a democracia brasileira no Encontro Nacional de Procuradores Municipais, em São Paulo.
"Não pode haver censura prévia. Nenhum juiz pode fazer isso. Não existe meia liberdade de imprensa, assim como não há mulher mais ou menos grávida", comentou o ministro. Ayres Britto não citou diretamente o caso do Estado, censurado desde 31 de julho pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) após uma ação do empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), mas ele deixou clara a sua opinião. "Basta ver os meus votos no Supremo, assim como dos demais ministros. É sempre contra qualquer tentativa de cercear a imprensa", afirmou.

O ministro afirmou não ter dúvidas de que ao se chocarem o direito à opinião e à expressão e o direito à privacidade e à proteção da vida pessoal, ambos garantias constitucionais, o primeiro deve prevalecer. A tese integra a defesa do Estado no caso da mordaça, proibindo a publicação de dados sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que investigou a família Sarney.

Documentação digitalizada

O Pará é o primeiro Estado da Amazônia brasileira a ter toda a documentação fundiária organizada em um banco de dados digital. "O Iterpa é o primeiro órgão fundiário da Amazônia, um dos poucos do Brasil, que vai ter toda a sua documentação digitalizada, um banco de dados organizado, o que facilita o acesso da informação tanto para o poder público, como para o poder Judiciário", informou o presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), José Heder Benatti.
Leia Mais

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Fome X Fartura

A produção de alimentos nunca foi desprezada no mundo como hoje em dia. Arroz, milho e feijão deixou de ser, teoricamente, a preocupação mundial há muito tempo; os olhos do mundo estão voltados para a “alta” tecnologia. A elite cultural quer discutir é a manipulação genética que recombina características orgânicas de uma forma laboratorial, contrária às leis da natureza.

Perde-se muito tempo discutindo fórmulas de engenharia genética e mais da metade da população mundial padece de um mal primário: FOME. A grande mídia vem dando destaque a respeito da crise da falta de alimentos e a ONU alerta que eles, os alimentos, estão cada vez mais caros e escassos. Nos últimos seis meses o preço dos alimentos no mundo aumentou em mais de 50%. Só neste ano o arroz subiu 140% no mundo, e num dia o trigo 25%. O secretário-geral da ONU comparou esta inflação com um "tsunami silencioso".


Na abertura da Conferência da ONU para o Desenvolvimento e Comércio meses atrás, clamou-se por um urgente plano internacional a fim de evitar uma tragédia. Esse mal somente existe porque há uma total inversão das prioridades não apenas no Brasil, mas no mundo. Existem barreiras criadas para que alimentos de uns países não entrem em outros. A chamada maldade provocada pela velha ganância. Na verdade, alimentos tem de sobra neste planeta e ninguém precisaria morrer de fome: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje"...