Total de visualizações de página

domingo, 31 de janeiro de 2010

Sempre em frente...


A maioria das pessoas que vem para Parauapebas, sejam elas maranhenses, mineiros, paulistas, amazonenses, ou de qualquer parte do País, querem oportunidade de uma vida melhor aqui nesta cidade. Grande parte dessas pessoas vêm para cá com um objetivo traçado, que é progredir, trabalhar, conquistar novos horizontes. A grande diferença é que os horizontes, aqui, vem ficando cada vez mais próximos da gente e no dia seguinte, já avistamos outros, maiores, que antes pareciam inatingíveis. Em pouquíssimos lugares desse Brasil as coisas acontecem tão avassaladoramente assim. Estamos todos movidos pela mesma vontade de construir algo melhor, mais positivo, trabalhando no aqui e agora.

Logicamente que existem aqui bandidos, ladrões e pilantras, que, Graças a Deus, são em número bem inferior às pessoas de bem. Mas a essência dessa minha crônica não é para os malfeitores e sim para as pessoas honestas, que são a grande maioria. Parauapebas não é lugar de gente acomodada e por isso que o crescimento daqui é maior do que no restante do Brasil. Andando pela rua, encontramos o povo, gente de todas as raças, cada qual cuidando de sua vida, na peleja do dia a dia. Nas esquinas, não se vê gente parada, quase não se vê vadios.

Em todos os cantos só se vê gente trabalhando, suando, na labuta diária. Nunca vi cidade para ter tanta criança como Parauapebas. O que é melhor: a maioria delas tem em sua própria origem, a história de luta de seus pais; crescem sabendo que é necessário lutar sempre. Todos os dias pela manhã, dá pra sentir pelo movimento das pessoas neste ritmo contagiante de “seguir em frente”, a energia pulsante da “ação”. Sim, há algo especial pulsando no coração dessa cidade, sempre.

Todos os teóricos e estudiosos da ciência política afirmam que o povo é quem dita o crescimento de um lugar, e não estou aqui a falar de política partidária. Nada disso. É algo maior, mais abrangente, que não tem a ver com partido e sim com toda uma unidade. Falo dos anseios do ser humano que quer melhorar, vencer, dia após dia. Em Parauapebas nós temos centenas, milhares de histórias de homens e mulheres vencedores, transformando a vida de maneira extremamente positiva. É que somos uma cidade de clima quente, onde, de uma forma ou de outra, as nossas conquistas só chegam pelo suor. Então, que ele seja sagrado!

Nenhum comentário: